Profissionais liberais e políticos recebem homenagem do Legislativo goiano proposta pelo deputado Dr. George Morais

Em solenidade proposta pelo deputado estadual Dr. George Morais (PDT), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) homenageou, na noite dessa segunda-feira, 15, contadores, nutricionistas, advogados e prefeitos do interior do Estado. Em reconhecimento à contribuição significativa para o desenvolvimento de Goiás, foram entregues o Título de Cidadania Goiana aos prefeitos de Campo Alegre de Goiás e Alvorada do Norte. Já os profissionais liberais foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo.
A sessão solene, realizada no Plenário Iris Rezende Machado, reuniu autoridades, representantes das categorias e convidados, que prestigiaram o momento de celebração e reconhecimento pelo trabalho e dedicação desses profissionais que atuam em áreas e atribuições consideradas relevantes.
A mesa diretiva foi presidida pelo deputado estadual Dr. George Morais, que teve ao seu lado, a deputada federal Flávia Morais (PDT), a prefeita de Taquaral de Goiás, Lorena Neri (PDT), os prefeitos de Campo Alegre de Goiás, Douglas Grupioni Sertório (PL), e de Alvorada do Norte, David Moreira de Carvalho (PSDB), além do vice-prefeito de Aragarças, Diogo Rezende (MDB). Também compuseram a mesa o vice-presidente da Associação Médica de Goiás, Rui Gilberto Ferreira, o presidente honorífico da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Caiapônia, Carlos Ernane de Lima Couto, e o vereador por Cristalina de Goiás, Luiz Henrique Trolle de Barros (PDT).
Já no início da sessão, o deputado George Morais entregou aos prefeitos de Campo Alegre de Goiás, Douglas Grupioni Sertório, e de Alvorada do Norte, David Moreira de Carvalho, os diplomas que os tornam, por lei e mérito, cidadãos goianos.
Ao fazer uso da palavra, David Moreira de Carvalho contou que a família chegou a Goiás em 1970, vinda do município mineiro de Unaí. Na mesma década o pai foi eleito vice-prefeito de Alvorada do Norte.
Seguindo os passos do pai, em 2008 Davi disputou a prefeitura da cidade, sendo eleito e reeleito quatro anos depois. Segundo ele, ao fim do segundo mandato a ideia era deixar a política. “Eu me afastei completamente, falei que não ia mais mexer com política, mas o povo reconheceu nosso trabalho e nos conclamou de novo. Dizem que entramos na política pelos amigos e não saímos pelos amigos, então a gente continuou”.
Ele ainda ressaltou a atenção que vem sendo dada por George Morais e pela deputada Flávia ao município que ele representa e a toda a região. “O senhor tem andado naquela região, nos ajudou na nossa administração, levando lá o ônibus para fazer os exames, numa época que o município não tinha condição de fazer esses exames”.
Já o prefeito de Campo Alegre de Goiás, Douglas Grupioni Sertório, destacou que os municípios pequenos sofrem com a falta de recursos, o que os tornam dependentes da atuação dos deputados. Segundo ele, nesse sentido, tanto George, em nível estadual, quanto Flávia Morais, em Brasília, têm dado total apoio à prefeitura. “Para mim é de grande alegria receber esse Título de Cidadão Goiano. Somente gratidão, respeito a vocês dois e dizer que Campo Alegre está lá para representar vocês”.
O advogado Carlos Ernane de Lima Couto falou aos presentes, pontuando que os homenageados da noite são todos merecedores do reconhecimento. “Eu quero cumprimentar a todos os homenageados e homenageadas que aqui estão. E, se aqui os senhores e senhoras estão, é porque merecem. Sejam advogados, nutricionistas, sejam contadores. Todas três classes são de suma importância para que nós possamos somar forças para servir a uma comunidade, para servir a uma sociedade”
Em seu discurso, Flávia Morais lembrou que as pessoas homenageadas foram escolhidas não pelo deputado, mas, sim, por agentes, representantes políticos e pela comunidade de suas cidades, portanto merecem as comendas oferecidas.
A deputada federal também destacou a atuação dos prefeitos homenageados, sublinhando que cada um, à sua maneira, tem realizado um trabalho eficiente, que tem sido reconhecido pela população.
A parlamentar ainda citou a importância de cada uma das categorias profissionais homenageadas, afirmando que o reconhecimento aumenta ainda mais a responsabilidade profissional. “Que vocês possam, através desse reconhecimento, chegar nas suas cidades mostrando que vocês hoje são reconhecidos em nível estadual, pelo trabalho que vocês têm prestado em suas cidades, com muito amor e carinho”.
Em seguida foi exibido um vídeo produzido pelo gabinete do deputado estadual George Morais justificando as homenagens oferecidas.
Por sua vez, o deputado ressaltou a importância da atuação de cada profissional reconhecido na cerimônia. “Fica aqui o meu reconhecimento. Que essa noite possa ser muito especial para cada um de vocês. Tenham certeza que isso vai orgulhar a toda a família de vocês. Vocês estão tendo a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas”.
O parlamentar ainda ressaltou que teve a oportunidade de voltar ao Legislativo goiano para também fazer a diferença na vida das pessoas. E um de seus compromissos com os municípios goianos é com a implantação do Projeto Recomeçar, destinado a viabilizar a realização de cirurgias bariátricas para pessoas que sofrem com obesidade. A ideia é enviar recursos aos municípios, por meio de emendas parlamentares, para custear os procedimentos através da videolaparoscopia, um método mais moderno e seguro, que oferece diversas vantagens sobre o método convencional.
O parlamentar se comprometeu a enviar emendas para a implantação do projeto às prefeituras administradas pelos prefeitos homenageados. “Só da pessoa fazer a cirurgia bariátrica, ela ganha, no mínimo, 15 anos de vida a mais. Isso, sim, é cumprir nossa missão aqui nesta Casa. E eu falo que o homenageado tem que ganhar presente. E aqui, meu prefeito Davi, quero dizer que esse ano vou colocar uma emenda para começar o projeto em Alvorada do Norte. Da mesma forma, digo isso ao nosso homenageado, prefeito de Campo Alegre, que nós vamos estar lá o mês que vem e pode contar com a emenda para que nós possamos implantar lá também o programa Recomeçar”.