Lucas do Vale requer concessão de título de cidadania a policial, a químico e a empresário industrial
O deputado Lucas do Vale (MDB) apresentou propostas legislativas com o objetivo de conceder Título de Cidadania Goiana a pessoas oriundas de outros estados e que prestam contribuição para o desenvolvimento de Goiás.
O projeto de lei nº 28937/25 propõe homenagear Eleiton Souza, natural da Bahia. Souza dedicou mais de 17 anos à segurança pública, com atuação no Exército Brasileiro e na Polícia Militar de Goiás, em especial na Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam). Sua formação inclui graduação em Direito, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e pós-graduação em Polícia e Segurança Pública. Sua carreira demonstra dedicação, disciplina e excelência na atuação, consolidando seu papel na prevenção e combate à criminalidade e na proteção da população goiana.
Segundo o legislador, Eleiton Souza demonstra compromisso social e ético como membro da Loja Maçônica Aparecida de Goiânia desde 2017.
Já o projeto de lei nº 28938/25 propõe a honraria para Alberto Nogueira Antolini, natural de Campinas (SP). Sua atuação contribuiu para o desenvolvimento de Goiás, em especial nos setores industrial e energético. Sua formação abrange técnico em Química Industrial, Engenharia Operacional Mecânica e pós-graduação em Marketing Siderúrgico, além de especialização na NR 13.
A experiência de Antolini na área de GLP, com atuação em filiais da região Centro-Oeste, inclui cargos de gerência industrial e responsabilidade técnica. Ele se destacou na gestão e implementação de projetos de segurança e infraestrutura. Para o legislador, o profissional demonstrou compromisso com a segurança operacional por meio da condução de projetos de NR 13 em vasos de pressão. No campo social, ele também tem atuação no movimento maçônico.
Indústria
E com o projeto de lei nº 28939/25, Lucas do Vale busca reconhecer José Odvar Lopes, fundador do Grupo Inpasa, biorrefinaria de grãos como milho e sorgo que produz biocombustíveis, DDGS e óleos vegetais, com um papel no desenvolvimento econômico e industrial de Goiás.
A Inpasa anunciou um investimento de R$ 2,5 bilhões para instalar sua primeira usina em Rio Verde. Essa unidade terá capacidade de processar até 35 mil toneladas de grãos por dia e gerará cerca de 3 mil empregos. O modelo de negócio da Inpasa, que processou 6,3 milhões de toneladas de milho em 2023, foca na criação de empregos, agregação de valor às cadeias produtivas e fomento ao desenvolvimento tecnológico. O grupo adota agenda ESG e investe R$ 4,9 bilhões em expansão para 2024. O empresário recebeu a comenda Ordem do Mérito Industrial 2023.
As propostas estão em via de encaminhamento à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).