Novos parlamentares vão reconfigurar bancadas na Alego
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) conheceu, nas últimas eleições, os deputados que irão integrar a 21ª Legislatura a partir de 1º de fevereiro. Entre os perfis estão reeleitos, estreantes, alguns egressos e experientes de outros segmentos da administração pública. Nesta primeira matéria, confira aqueles que assumem uma cadeira no Parlamento goiano pela primeira vez ou carimbam seu retorno à Alego. As diferentes visões políticas agregam para as discussões em prol da sociedade goiana a partir de 2027.
A Assembleia Legislativa de Goiás conheceu, nas últimas eleições, os parlamentares que irão integrar a 21ª Legislatura a partir de 1º de fevereiro. Entre os perfis, reeleitos, estreantes, alguns egressos e experientes de outros segmentos da administração pública.
Com uma nova configuração partidária, o Parlamento goiano passará a contar com representantes de 16 partidos, um a mais que na legislatura que se encerra em janeiro do ano que vem. Em um equilíbrio entre continuidade e mudança, os legisladores que já atuam na Casa de Leis terão a oportunidade de manter suas iniciativas no Parlamento por mais quatro anos, enquanto os novos parlamentares trazem à Alego novas ideias e propostas para Goiás a partir de 2027.
Nesta primeira matéria da Agência Alego de Notícias, conheça um pouco mais sobre os perfis políticos dos parlamentares que estreiam ou retornam ao parlamento goiano entre os 41 deputados estaduais que irão compor a 21ª Legislatura da Alego.
Bessa (MOBILIZA) – Wellington de Bessa Oliveira é advogado, professor de Direito na PUC Goiás e mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento. Natural de São Francisco de Goiás, construiu sua carreira jurídica e acadêmica na capital goiana, onde também atuou na gestão pública como superintendente do Procon Goiás antes de ingressar no Poder Legislativo.
Sua trajetória parlamentar teve início em 2020, quando foi eleito vereador por Goiânia, conquistando a reeleição em 2024 com 6.123 votos. Durante a gestão do prefeito Rogério Cruz, licenciou-se do mandato para chefiar as secretarias municipais de Educação e de Administração. À frente da Educação da capital, priorizou a ampliação do ensino em tempo integral, a criação de novas vagas em creches, reformas estruturais nas unidades de ensino e a valorização dos profissionais da rede.
Candidatou-se a deputado estadual em 2026 pelo Mobiliza para ampliar sua atuação em defesa da educação, do trabalho, da justiça e dos direitos do consumidor na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
Cardoso - (Republicanos) - Wellington Martins Cardoso é natural de Uberlândia, Minas Gerais, mas vive em Goiás há muitos anos.
Antes da carreira política, Cardoso foi apresentador de TV e rádio, sempre com atuação no trabalho social e na liderança comunitária. Em contato direto com a população, atuou em defesa de iniciativas voltadas principalmente às famílias, à juventude e às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Outra frente que marca a trajetória do deputado eleito é o esporte. Cardoso defende o esporte como ferramenta de formação, disciplina, inclusão social e criação de oportunidades para a juventude. Essa será uma das bandeiras defendidas pelo parlamentar no Legislativo goiano, além da juventude e do trabalho social. Filiado ao Republicanos, Cardoso é casado com Rosa Mônica e não tem filhos. Foi eleito para o primeiro mandato como deputado estadual com 30.397 votos.
Carol do Amiltinho (MDB)
Ana Caroline Guimarães de Oliveira Faria, a Carol do Amiltinho, foi eleita deputada estadual pelo MDB com 109.002 votos, conquistando a maior votação da história para uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás.
A trajetória eleitoral da nova parlamentar começou ao assumir a candidatura do esposo, o deputado estadual Amilton Filho (MDB), que faleceu no último dia 26 de setembro. A defesa dos municípios é sua principal bandeira.
Também estão entre os compromissos dela a defesa dos direitos das pessoas autistas e o apoio às suas famílias, causas igualmente presentes na atuação parlamentar de Amilton Filho.
Nessa primeira disputa por um cargo eletivo, a futura deputada apresentou, em especial, o compromisso de preservar o legado do esposo e dar continuidade à atuação municipalista, que marcou o trabalho dele por Anápolis e pelos municípios goianos.
A cidade de Anápolis, onde Carol se formou e construiu sua vida familiar e profissional, será uma das prioridades de sua atuação. O município foi sua principal base eleitoral, onde obteve 61.717 votos. Ana Caroline é psicóloga, formada pela Faculdade Anhanguera de Anápolis, e empresária. Tem 37 anos e é mãe de dois filhos: Samuel e Laura.
Coronel Edson Raiado (PSD)
Edson Luís Souza Melo Rocha, o Coronel Edson Raiado (PSD), assumirá em fevereiro de 2027 seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Ele obteve 32.717 votos.
Policial militar e político goiano, nascido em Goiânia em 13 de dezembro de 1982, construiu sua carreira passando pela Marinha, Guarda Municipal, Polícia Penal e Polícia Militar de Goiás, onde atuou até o posto de Coronel. Também possui histórico em projetos sociais e esportivos.
Para o mandato, ele afirma defender a atuação em todo o estado, com foco na integração operacional entre forças estaduais, federais e municipais, além do fortalecimento da inteligência e combate ao crime organizado. Além disso, o novo parlamentar defende o reforço na segurança rural e em divisas/rodovias com o uso de tecnologia.
Entre os segmentos que declara representar estão o agronegócio, pequenos empreendedores, CACs, motociclistas profissionais e vigilantes. A proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência também está entre as bandeiras, com a proposta de criação de um centro integrado de atendimento a esse público.
Coronel Urzêda (PL) - Wellington de Urzêda Mota é coronel da reserva da Polícia Militar de Goiás e bacharel em Direito, com especializações em Direito Administrativo, Constitucional e Gestão Pública. Natural de Trindade, ingressou na corporação militar em 1986, alcançando o posto máximo de coronel. Ao longo de sua carreira operacional, comandou unidades estratégicas de elite, incluindo a Rotam, o Bope e o Comando de Missões Especiais (CME).
No Executivo estadual, exerceu o cargo de diretor-geral de Administração Penitenciária de Goiás entre 2019 e 2020. Sua trajetória eleitoral começou em 2022, quando concorreu a deputado estadual, filiado ao Avante, mas não obteve êxito. Nas eleições municipais de 2024, foi eleito vereador de Goiânia com 5.602 votos, assumindo seu primeiro mandato parlamentar.
Na Câmara Municipal, destacou-se na cobrança pela melhoria dos serviços públicos e na revisão do IPTU. Candidata-se a deputado estadual em 2026 com foco na segurança pública, na defesa das famílias, na liberdade econômica e na redução da carga tributária. Nas eleições do último dia 4 de outubro, foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual, obtendo 40.116 votos.
Dr. Amarildo - (Novo) - Amarildo Pereira Filho foi eleito para o primeiro mandato como deputado estadual com 43.130 votos. Dr. Amarildo é advogado, empresário e comunicador. É graduado em direito, com pós-graduação em Direito Público e Docência. Atualmente é mestrando em Direito Constitucional Econômico.
Ele iniciou a trajetória na vida pública como Conselheiro Tutelar e Educador Social da Prefeitura de Goiânia. Também já exerceu funções na administração pública municipal e estadual, além de já ter presidido a Comissão de Obras Paradas, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB/GO).
Antes de ser eleito para a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, disputou uma vaga na Câmara Municipal de Goiânia, em 2024, quando recebeu 3.248 votos, ficando na primeira suplência. Suas principais bandeiras de atuação são a defesa dos valores conservadores, fiscalização dos gastos públicos e eficiência do Estado, além da atuação nas áreas de segurança pública e defesa do consumidor. É casado com Marília e pai de dois filhos: Davi e Bella.
Fabrício Rosa (PT) - Fabrício Silva Rosa é natural de Goiânia, policial rodoviário federal, oficial da reserva da Polícia Militar de Goiás, professor e doutor em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Construiu sua trajetória pública aliando a experiência nas forças de segurança à militância acadêmica e social pelos direitos fundamentais.
Iniciou sua caminhada eleitoral em 2016 como candidato a vereador da capital, pelo PSOL, recebendo 1.380 votos. Em 2018, disputou o Senado Federal e alcançou mais de 45 mil votos. No pleito de 2020, somou 4.299 votos para a Câmara Municipal de Goiânia, que o garantiu na suplência e o legou a assumir uma cadeira no Legislativo municipal.
Em 2022, já filiado ao PT, concorreu a deputado estadual conquistando 20.432 votos e consolidando-se como primeiro suplente do partido. Em 2024, elegeu-se vereador titular de Goiânia com 7.216 votos para o ciclo 2025–2028.
Na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026, pautou-se pela defesa dos direitos humanos, segurança pública cidadã, proteção integral à infância e juventude, combate ao trabalho infantil e análogo à escravidão, além do amparo às populações em vulnerabilidade social. Neste pleito, obteve 81.540 votos.
GCM Romário Policarpo (Cidadania) - Romário Barbosa Policarpo é natural de Brasília, servidor efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia e graduado em Gestão de Segurança Pública. Antes de ingressar no Parlamento, construiu sólida trajetória no movimento classista e sindical, presidindo a Associação dos Servidores da GCM e o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia (SindiGoiânia).
Disputou sua primeira eleição em 2012, mas foi em 2016 que conquistou uma cadeira na Câmara Municipal de Goiânia, com 3.185 votos. Foi reeleito em 2020, com 4.541 votos, e novamente em 2024, quando atingiu a expressiva marca de 11.496 votos. Ao longo de seus três mandatos, consolidou-se como uma das principais lideranças políticas da capital, sendo eleito para presidir a Câmara Municipal por múltiplos biênios consecutivos.
Apoiado em sua forte representatividade junto ao funcionalismo e às forças de segurança, candidata-se a deputado estadual em 2026 com o compromisso de atuar na Alego pela valorização dos servidores públicos, pelo fortalecimento da segurança pública cidadã e pela modernização institucional do Poder Legislativo. Na sua primeira eleição para a Assembleia Legislativa, obteve 55.337 votos.
Graciele da Arte Trigo (Agir) - Graciele Marta do Nascimento também ocupará pela primeira vez uma cadeira no Parlamento goiano. Eleita pelo partido Agir com 37.252 votos, foi a 28ª candidata mais votada para o cargo no Estado.
Ela iniciou a carreira política em 2020, quando concorreu à Prefeitura de Campo Limpo de Goiás pelo Democratas (DEM). Na oportunidade, foi eleita com 3.239 votos e reeleita quatro anos depois com o voto de 4.071 eleitores. Deixou o cargo em 2026 para disputar uma vaga no Legislativo goiano.
Mãe de quatro filhos, Graciele nasceu em Anápolis, em 1978, onde se formou em administração financeira. Na cidade, trabalhou por oito anos no Fórum e mais nove em uma instituição bancária. Mas foi na cidade de Campo Limpo que ela começou sua atividade empreendedora, em sociedade com um irmão e mais dois associados. Hoje, sua empresa, a Arte Trigo, emprega mais de 1200 funcionários.
Joscilene do Mangão (Agir) Joscilene Martins dos Santos, de 53 anos, é primeira-dama de Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, e ex-secretária de Promoção Social. Natural de Buriti do Tocantins (TO), Joscilene vive há 32 anos em Novo Gama, onde construiu sua vida pessoal e profissional.
Joscilene tem formação na área educacional e, recentemente, também se formou em serviço social. Atuou no ensino de crianças e adultos, especialmente, dentro da Igreja Assembleia de Deus. Na igreja, também foi coordenadora de ações sociais, área em que atua há mais de três décadas.
Joscilene do Mangão foi eleita pelo Agir com 39.977 votos. Esse será o seu 1º mandato na Alego.
Kátia (PT)
Kátia Maria dos Santos é pedagoga pela UEG e mestre em estudos socioambientais pela UFG. Com longa trajetória na organização partidária e nos movimentos sociais, presidiu o Diretório Estadual do PT em Goiás e representou a legenda como candidata ao Governo Estadual nas eleições de 2018, oportunidade em que centralizou pautas políticas relacionadas à sustentabilidade ambiental, justiça social e ao desenvolvimento econômico.
Ingressou na Câmara Municipal de Goiânia em fevereiro de 2023, assumindo a cadeira deixada pelo correligionário Mauro Rubem após a posse dele como deputado estadual. Nas eleições municipais de 2024, consolidou sua liderança na capital ao conquistar a reeleição como titular para a Legislatura 2025–2028, somando 7.247 votos. Em 2026, conquista uma cadeira na Assembleia Legislativa, obtendo 43.687 votos, para expandir sua atuação nas pautas socioambientais, na defesa da educação e da saúde públicas, além da valorização dos servidores.
No Parlamento municipal, é autora de projetos de destaque como a Expedição Científica do Rio Meia Ponte e o programa de requalificação urbana Viva o Centro.
Keké da Vulkanic (Mobiliza) - Cleriston Rocha da Trindade nasceu em 19 de fevereiro de 1986, e chega à Assembleia Legislativa de Goiás após conquistar 25.163 votos. Atualmente com 40 anos, Keké possui ensino superior completo. Casado com Michele Oliveira, a trajetória política de Keké começou em 2016, quando concorreu ao cargo de vereador em Águas Lindas de Goiás pelo PSD e ficou como suplente.
Em 2020, foi eleito vereador do município pelo MDB e, em 2022, disputou uma vaga de deputado estadual pelo MDB, também alcançando a condição de suplente. Em 2024, foi reeleito vereador de Águas Lindas de Goiás pelo Mobiliza.
Entre suas áreas de atuação estão projetos sociais nas periferias, esporte e educação voltados à juventude, transparência na gestão pública, combate à fome e à miséria e políticas públicas voltadas à geração de oportunidades.
Lissauer Vieira (PL) - Lissauer Vieira, 46 anos, é natural de Coronel Bicaco, no Rio Grande do Sul. É filho de Carlos Vieira e Cecília Zanella Vieira, casado com Kamila Amarante Vieira e pai de Carlos Vieira Neto e Maria Eduarda. Produtor rural e empresário do ramo da comunicação, cresceu em Rio Verde, onde iniciou sua trajetória política.
Em 2014 foi eleito deputado estadual pelo PSD. Em 2018, foi reeleito para o segundo mandato. Em 2027 retorna à Assembleia Legislativa de Goiás eleito pelo Partido Liberal (PL), com 46.056 votos.
Durante sua trajetória partidária, filiou-se à Rede Sustentabilidade em outubro de 2015 e, em março de 2016, passou a integrar o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em março de 2022, deixou o PSB e retornou ao Partido Social Democrático (PSD). Na Assembleia Legislativa, durante a 18ª Legislatura, foi titular das comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; Habitação, Reforma Agrária e Urbana; Minas e Energia e Serviços e Obras Públicas. Também foi suplente das comissões de Tributação, Finanças e Orçamento e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Na 19ª Legislatura, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Goiás em 1º de fevereiro de 2019, para o biênio 2019-2021, e reconduzido ao cargo para o biênio 2021-2023.
Sua atuação política tem como principais áreas o agronegócio, as demandas dos municípios e os interesses da região Sudoeste de Goiás, especialmente Rio Verde, município onde construiu sua trajetória política.
Lucas Kitão (MOBILIZA) - Lucas Ferreira Pires Bueno é natural de Goiânia, é advogado, especialista em Gestão Pública e Direito Público e mestre em Saúde Pública. Iniciou sua trajetória política ainda no movimento estudantil, ingressando na vida parlamentar em 2016, quando foi eleito vereador da capital pela primeira vez com 4.499 votos.
Consolidou sua atuação no Legislativo goianiense ao conquistar sucessivas reeleições com crescimento expressivo de votação. Obteve 4.743 votos em 2020 e 7.806 votos em 2024, chegando ao terceiro mandato consecutivo. Em 2022, também disputou uma cadeira de deputado federal, obtendo 11.478 votos e ficando na suplência.
Na Câmara de Goiânia, tornou-se referência na defesa da saúde pública e de terapias integrativas, sendo autor de marcos legislativos voltados à cannabis medicinal, como a autorização para distribuição gratuita de medicamentos pelo SUS municipal, a criação do Centro Municipal de Tratamentos com Cannabis Medicinal e a instituição da carteirinha de identificação para pacientes.
Eleito deputado estadual em 2026 busca promover as pautas de saúde pública, inovação e tecnologia para o âmbito estadual, obtendo 22.731 votos.
Marquinho (PL) - Marco Aurelio Alves Nascimento, 37 anos, é natural de Palmeiras de Goiás e bacharel em direito. Possui graduação em gestão de segurança pública. É casado com a advogada Isabela Garcia, com quem tem dois filhos, Arthur e Samuel. Filiado ao Partido Liberal (PL), foi eleito deputado estadual em 2026 com 31.039 votos. Antes de ingressar na política eleitoral, atuava como servidor público estadual.
Embora não tenha ocupado cargo eletivo anteriormente, Marquinho tem mais de uma década de experiência no Congresso Nacional. Foi chefe de gabinete parlamentar e, entre suas bandeiras de atuação, estão o direito à legítima defesa e a facilitação do acesso a armas de fogo; a defesa da propriedade privada e do patrimônio, com oposição à invasão de terras; a liberdade de expressão; a proteção das crianças; e a defesa da família e dos valores cristãos.
Neto Karfan (Novo) - Ali Mustafa Karfan Neto, o Neto Karfan, tem 32 anos, é natural de Itumbiara, possui ensino médio completo e é casado com Mazzuze Karfan. Filiado ao Partido Novo, foi eleito deputado estadual com 18.628 votos.
Sua trajetória política começou em 2016, quando foi eleito vereador de Itumbiara pelo Partido da República (PR). Em 2018 concorreu ao cargo de deputado estadual pelo PR e ficou como suplente. Em 2020, foi reeleito vereador de Itumbiara pelo Solidariedade. Em 2024, disputou o cargo de vice-prefeito de Itumbiara pelo Solidariedade, mas não foi eleito. Sua principal bandeira de atuação é a defesa do sul goiano, especialmente do município de Itumbiara.
Paulin Vai Nele (PRD) - Paulo Renato Silva, 42 anos, é empresário e influencer de Goiânia. Filiado ao Partido Renovação Democrática, foi eleito com 33.588 votos. Natural de Goiânia, Paulin Vai Nele começou a trabalhar aos 16 anos como carregador no Ceasa. Posteriormente, passou a atuar com compra e venda de veículos e, em 2021, abriu uma empresa de troca de óleo. Com o crescimento de suas redes sociais, passou a utilizar a influência digital para mobilizar doações e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.
Antes de chegar à Alego não exerceu mandato eletivo. Em 2020 candidatou-se a vereador de Goiânia pelo PV e recebeu 403 votos, mas não foi eleito.
Entre suas principais bandeiras está a causa autista. Durante a campanha, Paulin afirmou que pretendia apresentar como primeiro projeto uma iniciativa voltada ao atendimento de pessoas com autismo e ao suporte às mães, incluindo acompanhamento psicológico e terapias. Também apontou como prioridades inclusão, trabalho e renda, educação, saúde, família, gestão pública e desenvolvimento regional.
Paulo do Vale (PSD) - Paulo Faria do Vale, 66 anos, é médico e ex-prefeito de Rio Verde, no sudoeste goiano. Filiado ao Partido Social Democrático (PSD), foi eleito com 72,792 votos, o quarto candidato mais votado para a Alego. Natural de Tupaciguara (MG), Paulo do Vale construiu sua trajetória profissional na medicina antes de ingressar na política. Sua primeira disputa eleitoral ocorreu em 2014, quando foi candidato a deputado federal pelo então PMDB e ficou como suplente. Em 2016, concorreu pela primeira vez à Prefeitura de Rio Verde (GO), foi eleito e assumiu o cargo em janeiro de 2017.
Em 2020, foi reeleito prefeito pelo Democratas (DEM), com 45.580 votos, 51,07% dos votos válidos, para um segundo mandato. Assim, antes de chegar à Alego, acumulou dois mandatos como prefeito do município. Durante a primeira gestão, uma das prioridades declaradas por Paulo do Vale foi a saúde pública, com a promessa de reduzir filas na área. Também apontou como prioridades a educação, especialmente escolas e creches, a segurança pública e a valorização dos servidores municipais. Entre suas principais bandeiras estão saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, geração de empregos e desenvolvimento econômico, com atenção especial às demandas dos municípios e ao fortalecimento do sudoeste goiano.
Willian Panda - (PODE) - Willian Rodrigues Figueiredo, o Willian Panda, 42 anos, é administrador, natural de Goiânia e com trajetória política construída em Aparecida de Goiânia. Filiado ao Podemos, foi eleito com 21.724 votos. Panda iniciou sua trajetória eleitoral em 2008, quando concorreu a vereador de Aparecida de Goiânia pelo PDT, mas não foi eleito. Mesmo resultado de 2012, quando novamente disputou uma vaga na Câmara Municipal pelo PCdoB.
Em 2016 foi eleito vereador pela primeira vez e, em 2020, foi reeleito, pelo PSB. Assim, acumulou dois mandatos como vereador de Aparecida de Goiânia, entre 2017 e 2024. Em 2022, disputou, pela primeira vez, uma vaga na Assembleia Legislativa. Recebeu 15.612 votos e ficou como suplente. Em 2024, foi candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia pelo PSB, obtendo 20.443 votos, mas não chegou à Prefeitura.
Além do Legislativo municipal, Panda ocupou o cargo de secretário municipal de Habitação de Aparecida de Goiânia, nas gestões de Gustavo Mendanha e Leandro Vilela. A experiência consolidou a habitação como sua principal bandeira. Na área, atuou na viabilização de empreendimentos habitacionais e na regularização fundiária. Entre as iniciativas associadas à sua gestão está o Aparecida Legal, programa voltado à regularização de imóveis e entrega de escrituras às famílias.
Durante sua atuação como vereador, também esteve ligado às pautas de educação, defesa dos servidores públicos, meio ambiente e questões sociais. Na área educacional, por exemplo, defendeu a construção de novas escolas e convênios para ampliar a oferta de vagas na rede pública de Aparecida.
As principais bandeiras de Willian Panda estão relacionadas à habitação de interesse social e à regularização fundiária, áreas em que atuou como secretário municipal de Habitação de Aparecida de Goiânia. Também defende pautas ligadas ao desenvolvimento de Aparecida de Goiânia e da Região Metropolitana.
Alego
A Constituição Federal estabelece que a quantidade de deputados estaduais de cada unidade da Federação está relacionada ao número de representantes do Estado na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Em Goiás, a Assembleia Legislativa é composta por 41 deputados, responsáveis pela representação da população dos 246 municípios goianos. O Estado conta ainda com 17 deputados federais na Câmara dos Deputados em Brasília (clique aqui e confira a lista dos nomes que representarão Goiás no Congresso Nacional).
Os parlamentares eleitos nas últimas eleições vão integrar a composição da Alego a partir da próxima legislatura, com mandato de quatro anos.
Na próxima matéria da série, confira os deputados reeleitos para mais um mandato na Assembleia Legislativa de Goiás.