Definidos ganhadores do Prêmio Altamiro de Moura Pacheco
A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia definiu na manhã desta terça-feira, 12, os ganhadores do Prêmio Altamiro de Moura Pacheco de Preservação do Meio Ambiente, concedido pela Casa às empresas, entidades ou pessoas que mais se tenham destacado na conservação e defesa do meio ambiente em Goiás.
Vanuza Valadares ressaltou que este prêmio serve não apenas para homenagear aqueles que se empenham na preservação do ambiental, mas também para divulgar projetos e ideias que protegem e recuperam a natureza e incentivar uma maior participação e compromisso da sociedade em ações desta natureza. “Hoje, sabemos que a empresa que protege o Meio Ambiente tem um diferencial junto ao consumidor. E mais, a consciência ambiental é algo que vem ganhando cada vez mais destaque”, ressaltou.
O Prêmio Altamiro de Moura Pacheco será entregue em sessão especial no dia 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente. Vanuza Valadares agradeceu o presidente da Assembleia, deputado Helder Valin (PSDB), pelo apoio dado à Comissão para a realização do evento.
Vencedores
O Prêmio Altamiro de Moura Pacheco é constituído do Troféu Aroeira, Comenda dos Ipês e Comenda Araguaia. O Troféu Aroeira é dado a entidades ou pessoas que se destacaram na preservação do Meio Ambiente em Goiás. Os vencedores nesta categoria foram: Carlos Antônio de Lima Júnior, que desenvolveu projeto de tratamento de resíduos sólidos em Goianésia; o delegado estadual de Meio Ambiente Luziano Carvalho; e Marcos Antônio Correntino, que desenvolve trabalho de preservação de recursos hídricos.
A Comenda dos Ipês é concedida a órgão de comunicação ou agências de comunicação que se destacaram na divulgação da causa da preservação ambiental. O jornalista Vinícius Jorge Sassine, a Organização Não-Governamental Amazonas Visão e o Colégio Classe foram os ganhadores desta comenda.
As entidades ou pessoas que se destacaram na preservação do Meio Ambiente em em nível nacional receberão a Comenda Araguaia. São elas: A empresa Caramuru Alimentos, pelo o tratamento de seus dejetos e pela parceria com pequenas empresas para a produção de biodiesel, e a Cerâmica São Miguel, que desenvolveu um meio sustentável de produção de seus produtos.
Participaram da comissão julgadora a presidente e o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, respectivamente, os deputados Vanuza Valadares (PSC) e Tiãozinho Costa (PTdoB), a deputada Mara Naves (PMDB), o superintendente substituto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Carlos Roberto Teixeira de Oliveira, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Católica de Goiás (UCG), Sandra de Faria, o presidente da União Brasileira dos Escritores – Seção Goiás, Edival Lourenço de Oliveira, o presidente do Sindicato das Agências de Publicidade, Raul Seabra Júnior, e o representante da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás, João de Deus Souza Bernardino.