Helder Valin prestigia homenagem a Jaime Câmara no Senado

11 de Agosto de 2009 às 13:00
Senado Federal realizou na manhã desta terça-feira, 11, sessão especial de homenagem ao centenário de nascimento do jornalista Jaime Câmara, proposta pelo senador Marconi Perillo. Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helder Valin compôs a mesa diretora dos trabalhos e destaca a importância do jornalista para a comunicação em Goiás.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helder Valin (PSDB), compôs a mesa diretora dos trabalhos durante a sessão especial do Senado, de iniciativa do senador Marconi Perillo (PSDB), vice-presidente daquela Casa de Leis, em homenagem ao centenário do jornalista Jaime Câmara, fundador da Organização que leva o seu nome.

Helder Valin destacou a importância de Jaime Câmara para o jornalismo goiano e brasileiro.
"O jornalista Jaime Câmara foi um homem à frente do seu tempo, um visionário. Com extremo profissionalismo e idealismo, fez do jornal 'O Popular' um dos mais respeitados veículos de comunicação do Brasil", ressaltou o Presidente, ao término da sessão, que foi realizada na manhã desta terça-feira, 11.

O deputado estadual Tiãozinho Costa (PT do B) também esteve presente à homenagem.
A sessão especial, proposta por Marconi Perillo, foi aberta pelo presidente do Senado, José Sarney, por volta das 10 horas. Senadores de vários Estados, como José Agripino (DEM-RN), João Ribeiro (PR-TO) e Marco Maciel (DEM-PE) discursaram, ressaltando o trabalho e a vida de Jaime Câmara.

Além de Marconi, que rememorou a trajetória profissional e a importância de Jaime Câmara para Goiás e para o Brasil, o senador Demóstenes Torres (DEM) também enalteceu o empresário de comunicação.
Nascido no interior do Rio Grande do Norte, Jaime Câmara transferiu-se para Goiás e fundou, em 1935, uma modesta firma de papelaria e tipografia, a J. Câmara e Companhia, que tinha como sócios Jaime Câmara e Henrique Pinto Vieira.

Em 1937, a firma transferiu-se para Goiânia e ganhou a participação de novos sócios. Em 1938, Jaime Câmara criou seu primeiro jornal: “O Popular”, que circulou, inicialmente, duas vezes por semana, com uma tiragem de 3 mil exemplares e contando com dez funcionários. O jornal passou a ser diário em 1944.

Foi "O Popular" que abriu caminho para os demais veículos de comunicação que hoje integram o complexo Jaime Câmara, que tem, ao todo, 21 veículos de comunicação em Goiás e no Tocantins. Desse total, nove são emissoras de TV afiliadas à Rede Globo, dois são jornais e oito são emissoras de rádio AM e FM. Além desses veículos, a Organização Jaime Câmara conta ainda com uma empresa de telemarketing e uma fundação de amparo aos artistas goianos.