Assembleia discute com secretária ações contra Gripe A

12 de Agosto de 2009 às 18:50
O Estado de Goiás está preparado para enfrentar a Gripe A, mesmo que ela piore. É o que garante a secretária de Saúde, Irani Ribeiro, que participou de reunião da Comissão de Saúde, da Assembleia. A secretária expôs as ações do Governo de prevenção à doença. Ela assegurou aos deputados que a doença está sob controle, sem o registro de mortes em Goiás.

O Estado de Goiás está preparado para enfrentar a gripe A (N1H1), mesmo que ela piore. É o que informa a secretária estadual de Saúde, Irani Ribeiro.  "Estamos fortalecendo a prevenção e os casos, até agora, estão sob controle. A maior prova de que estamos indo bem é que não há um único caso de morte devido a essa Gripe em Goiás", disse, durante a prestação de contas do primeiro trimestre de 2009, em reunião da Comissão de Saúde e Promoção Social, realizada na tarde desta quarta-feira, 12, no auditório Costa Lima e presidida pelo deputado Valdir Bastos (PR).

Na reunião, que contou também com a presença dos deputados Helio de Sousa (DEM), Honor Cruvinel (PSDB), Mara Naves (PMDB) e Cilene Guimarães (PR), Irani disse também que o foco principal da Secretaria, em todos os âmbitos, é fortalecer o atendimento primário para evitar superlotações de hospitais. "Como pediatra, posso dizer que é mais importante, por exemplo, melhorar a política de pré-natal do que simplesmente aumentar os leitos da UTI", explicou.

Segundo Irani, a assistência farmacêutica foi aprimorada, a rede de alta e média complexidade foi ampliada e há uma maior vigilância em saúde epidemiológica, sanitária e ambiental. "Mas o que a gente mais tem feito é mirar o olho do prefeito, evitando que as cidades pratiquem a 'ambulancioterapia' e empurrem casos desnecessariamente para Goiânia", afirmou. Segundo a secretária, é preciso que cada região do Estado tenha cada vez mais autonomia para resolver os casos, evitando a sobrecarga de Goiânia.

A secretária de saúde também disse que os atendimentos nos hospitais estão mais ágeis, que os pacientes não têm mais a espera interminável por remédios no Centro de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa e que os leitos das UTIs estão sendo ampliados dentro do possível.

O modelo de gestão adotado atualmente na saúde está correto, segundo ela. "As compras de equipamentos estão sendo aceleradas, devendo chegar até dezembro e a rede foi toda reestruturada", destacou.

Boletim

A Secretaria da Saúde divulgou nesta quarta-feira, 12, o boletim desta semana sobre os casos de gripe suína (influenza A) em Goiás. Até o momento foram diagnosticados 28 casos da doença no Estado, todos confirmados por laboratório. Goiânia registra o maior número de casos confirmados, 13, seguida de Anápolis, com três casos. Foram notificados ainda 33 casos suspeitos. Os dados completos estão disponíveis no endereço
www.saude.go.gov.br.

Ainda de acordo com a Secretaria, a partir desta quinta-feira, 13, a distribuição de medicamentos contra a gripe suína em Goiânia será descentralizada e realizada em seis novos locais, entre Ciams e Cais. A rede básica e privada de saúde, o Hospital das Clínicas da UFG e o HGG também vão auxiliar nos atendimentos. As decisões foram tomadas
ontem, durante reunião do Comitê Estadual de Crise contra a Influeza A.