Palestrante aborda pontos importantes para elaboração de Plano de Carreira

17 de Agosto de 2009 às 12:07

O palestrante Henrique Antunes Vitalino, da coordenação geral da gestão de trabalho em saúde do Ministério da Saúde, em sua explanação, apresentou aos participantes do Seminário "Perspectivas e Desafios na Elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Sistema Único de Saúde" as diretrizes nacionais para criação ou reforma de Planos de Carreira no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Henrique Antunes falou sobre as finalidades, princípios, e características importantes que devem ser observadas quando da reformulação de um plano de carreira já existente. Para ele não é importante apenas ter um plano, mas sim um projeto bem elaborado e com um sistema de gestão participativo que vá ao encontro dos anseios dos trabalhadores.

“Tem que se elaborar um sistema que permita ascensão gradativa, pois de nada adianta um plano que traga benefícios ao ocupante do cargo apenas após 30 anos, ou mesmo que possua a classe máxima impossível de ser atingida”, ressaltou Henrique Antunes ao defender um estudo sério sobre a reformulação de plano de carreira.

O coordenador do Ministério da Saúde abordou, ainda, temas como divisão de cargos. Ele acredita ser viável a implantação de três cargos distintos: nível superior, médio e básico a serem subdivididos em especialidades. Sobre evolução de carreiras, o palestrante recomenda uma análise caso a caso do que se deve exigir ao proporcionar a concessão de progressão.

“Prefiro, em uma emergência, trabalhar em campo com um profissional experiente a um mestre teórico, e prefiro, também, em um órgão de pesquisa, um mestre a um profissional experiente”, disse Henrique ao defender que a qualificação acadêmica não deve ser o único requisito de análise para evolução de carreira.

O seminário está sendo realizado neste momento no Auditório Costa Lima da Assembleia e é promovido pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa e membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Mauro Rubem (PT).