Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados comentam projetos que alteram limite de áreas de proteção ambiental

17 de Agosto de 2009 às 12:17

Tramitam no Congresso Nacional 17 projetos que alteram o limite das áreas de proteção permanente (APP) e de reserva legal. Dentre as propostas, apenas três preveem a ampliação das reservas. Os 14 projetos restantes reduzem áreas ambientais ao longo de cursos d'água ou defendem a diminuição do tamanho das áreas de uso sustentável.

Para o deputado Júlio da Retífica (PSDB), titular da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, cada caso deve ser observado individualmente. “Devemos sempre nos preocupar com a criação de áreas de proteção ambiental, mas cada caso é um caso”, disse.

O tucano afirma ainda que os excessos dos que defendem ou rejeitam a ampliação das áreas devem ser evitados. “Os casos devem ser examinados com responsabilidade. Afinal, temos que trabalhar tanto para a proteção da natureza quanto para atender aos interesses da sociedade. Não adianta criar novas áreas se a própria sociedade não demonstra interesse algum pelo assunto”, ponderou.

Também titular da mesma comissão, a deputada Adriete Elias (PMDB) acredita que cada caso merece ser avaliado individualmente, com base em estudos aprofundados. “São necessários estudos técnicos aprofundados para cuidar desta questão. É claro que novas áreas de proteção ambiental devem ser criadas, mas cada caso tem que ser avaliado individualmente, de maneira consciente”, concluiu.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.