Indignação da bancada do PTB na Assembleia Legislativa

17 de Agosto de 2009 às 15:36
Artigo do deputado Coronel Queiroz (PTB) publicado no jornal Diário da Manhã, edição de 17.08.2009.

* Coronel Queiroz é deputado estadual e líder do PTB na Assembleia Legislativa

Na arte de fazer política é salutar desenvolver parcerias com vários atores que se completam e direcionam suas energias e poder para o benefício do grupo e dos destinatários do bem-estar da coletividade, o próprio povo.

A retórica política alicerça sempre em alianças intra e extrapartidárias com o fulcro de se permitir harmonizar interesses, propostas, programas e ações para o bem-estar social. Esse povo que, na nossa democracia representativa, escolhe seus porta-vozes para, em seu nome, agir, articular, defender, transigir e até intransigir conforme a demanda, mandou para a Assembleia Legislativa os parlamentares estaduais que são representantes legítimos, com procuração recebida em forma de mandato eleitoral, para agir em nome dos seus eleitores. Em um contexto democrático, ignorar essa representatividade torna-se uma contumélia irremissível.

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) é um dos partidos mais antigos do Brasil e em Goiás é responsável por uma parcela significativa da governabilidade atribuída à base de sustentação do nosso governador Alcides Rodrigues na Assembleia Legislativa. Dos 41 deputados estaduais, praticamente 10% são filiados e eleitos pelo PTB. Deputados da envergadura de um Marlúcio Pereira, da extirpe de um Frei Valdair e do calibre de um Cristovão Tórmin, neste ano sob a minha liderança na Casa do Povo, representam cerca de 100 mil eleitores goianos, praticamente 40% de todos os votos recebidos pelo PTB no último pleito eleitoral em 2006.

Historicamente em Goiás, o PTB tem demonstrado, por meio do nosso presidente que é um grande líder goiano, o deputado federal Jovair Arantes, extrema capacidade para administrar o crescimento do partido, para lidar com as alianças e, sobretudo, para atender todos os filiados, com mandato ou não. Entretanto, na última sexta-feira – dia 14/08, nenhum dos quatro deputados estaduais do PTB em Goiás foram convidados, sequer informados, da reunião que seu líder partidário maior – deputado federal Jovair Arantes - teve com companheiros e lideranças do interior do Estado que, muito legitimamente, reivindicaram melhorias para suas municipalidades junto ao governador Alcides Rodrigues.

Essa manifestação de indignidade com o alheamento da base petebista estadual a um evento dessa envergadura, sustenta-se no embargo que emudece a representatividade de quase 100 mil goianos por meio dos deputados estaduais petebistas retromencionados. Como catalisadores dos anseios de parcela significativa de conterrâneos, esses deputados não puderam manifestar suas posições em encontro formal dos correligionários do partido com sua excelência, o governador, pelo simples fato de terem sido ignorados para o evento em tela.

Posso afirmar com grande convicção que o PTB representado na Assembleia Legislativa de Goiás é parceiro fiel e leal, tanto às diretrizes estaduais como nacionais do partido, e também ao compromisso com nosso governador Alcides Rodrigues na busca de soluções e ações para o engrandecimento do nosso Estado; todavia, exatamente por toda essa lealdade e fidelidade, não podemos abrir mão de nossa representatividade, por um simples esquecimento ou não, pois nossa participação ativa nos eventos, encontros formais e informais que envolvem nossa corrente ideológica-partidária não é favor, é obrigação daqueles aos quais escolhemos aliar, fortalecer e parear por melhores dias para os goianos.

Como líder do PTB na Assembleia Legislativa represento, nesse momento, toda a bancada petebista e seus quase 100 mil eleitores que quedaram-se tolhidos na sua representatividade. Permanecemos fiéis e leais ao nosso ideário político, todavia, à espera da reciprocidade que o líder deve dispensar aos seus liderados.