Césio 137
A deputada Isaura Lemos (PDT) promoveu na manhã desta quinta-feira, 17, audiência pública com o tema “Césio-137: política permanente sobre as vítimas do acidente". O evento aconteceu no Auditório Costa Lima.
Compuseram a mesa diretiva do evento, além da deputada, o coordenador do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-GO/CNEN), Leonardo Bastos Lage; o coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa do Acidente com o césio-137 da Universidade Católica de Goiás (NIPAC-UCG), professor Júlio Nascimento; e o presidente da Associação das Vítimas Civis do Acidente com Césio, Odesson Alves Ferreira.
Também participaram da mesa o presidente da Associação das Vítimas Militares, sargento Santos Francisco de Almeida; o presidente da Associação das Vítimas Militares, Takashi Morita; o presidente da Associação das Vítimas Militares, sargento Santos Francisco de Almeida; o procurador-geral da República em Goiás, Ailton Benedito de Souza; o representante da ONG Greenpeace, Nilo D'Ávila; e o superintendente da Superintendência Leide das Neves (Suleide), Zacharias Kalil Hamu.
Para a deputada estadual Isaura Lemos (PDT), o atendimento às vítimas do césio 137 ainda deixa muito a desejar. "Deveríamos ter uma política permanente para atender todas as vítimas, mas isso não ocorre, e elas têm esse direito. Precisamos garantir, também, o atendimento às famílias envolvidas, os medicamentos gratuitos e as indenizações", defendeu a deputada.
O coordenador do NIPAC-UCG, Júlio Nascimento, acredita que o quadro de doenças causadas pelo acidente não é devidamente acompanhado. "Esse foi o maior acidente radioativo do planeta, que provocou um quadro de doenças muito diferentes do normal. As vítimas, muitas vezes, não conseguem comprovar a conexão entre a exposição ao césio e sua doença, e são impedidas de terem acesso aos seus direitos", destacou Nascimento.
Os presidentes da Associação das Vítimas Civis do Acidente com Césio, Odesson Alves Ferreira, e Associação das Vítimas Militares, sargento Santos Francisco de Almeida, apontaram o reconhecimento de todas as vítimas do acidente como a principal conquista a ser alcançadas pelos radioacidentados.
A deputada Isaura Lemas (PDT) encerrou audiência pública com a promessa de criação de um Projeto de Lei (PL) para a instituição de uma comissão permanente voltada para o acidente e suas vítimas. Ela convidou os integrantes do debate para participarem de uma reunião, que será marcada para a próxima semana, para estabelecer uma agenda de trabalho. Além disso, a pedetista propôs a criação da “Semana do Césio 137”, que deverá ocorrer na semana do dia 13 de setembro, em memória ao acidente.