Ícone alego digital Ícone alego digital

Césio 137

17 de Setembro de 2009 às 16:37
Audiência pública na Assembleia debate implicações do acidente com o césio 137 na vida dos radioacidentados.

A deputada Isaura Lemos (PDT) promoveu na manhã desta quinta-feira, 17, audiência pública com o tema “Césio-137: política permanente sobre as vítimas do acidente". O evento aconteceu no Auditório Costa Lima.

Compuseram a mesa diretiva do evento, além da deputada, o coordenador do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-GO/CNEN), Leonardo Bastos Lage; o coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa do Acidente com o césio-137 da Universidade Católica de Goiás (NIPAC-UCG), professor Júlio Nascimento; e o presidente da Associação das Vítimas Civis do Acidente com Césio, Odesson Alves Ferreira.

Também participaram da mesa o presidente da Associação das Vítimas Militares, sargento Santos Francisco de Almeida; o presidente da Associação das Vítimas Militares, Takashi Morita; o presidente da Associação das Vítimas Militares,
sargento Santos Francisco de Almeida; o procurador-geral da República em Goiás, Ailton Benedito de Souza; o representante da ONG Greenpeace, Nilo D'Ávila; e o superintendente da Superintendência Leide das Neves (Suleide), Zacharias Kalil Hamu.

Para a deputada estadual Isaura Lemos (PDT), o atendimento às vítimas do césio 137 ainda deixa muito a desejar. "Deveríamos ter uma política permanente para atender todas as vítimas, mas isso não ocorre, e elas têm esse direito. Precisamos garantir, também, o atendimento às famílias envolvidas, os medicamentos gratuitos e as indenizações", defendeu a deputada.

O coordenador do NIPAC-UCG, Júlio Nascimento, acredita que o quadro de doenças causadas pelo acidente não é devidamente acompanhado. "Esse foi o maior acidente radioativo do planeta, que provocou um quadro de doenças muito diferentes do normal. As vítimas, muitas vezes, não conseguem comprovar a conexão entre a exposição ao césio e sua doença, e são impedidas de terem acesso aos seus direitos", destacou Nascimento.

Os presidentes da Associação das Vítimas Civis do Acidente com Césio, Odesson Alves Ferreira, e Associação das Vítimas Militares, sargento Santos Francisco de Almeida, apontaram o reconhecimento de todas as vítimas do acidente como a principal conquista a ser alcançadas pelos radioacidentados.

A deputada Isaura Lemas (PDT) encerrou audiência pública com a promessa de criação de um Projeto de Lei (PL) para a instituição de uma comissão permanente voltada para o acidente e suas vítimas. Ela convidou os integrantes do debate para participarem de uma reunião, que será marcada para a próxima semana, para estabelecer uma agenda de trabalho. Além disso, a pedetista propôs a criação da “Semana do Césio 137”, que deverá ocorrer na semana do dia 13 de setembro, em memória ao acidente.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.