Plano de informação será lançado pela Assembleia e MP
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, em parceria com o Ministério Público, lança nesta terça-feira, 9 de março, seu novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação. Na oportunidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helder Valin (PSDB), e o procurador-geral de Justiça, Eduardo Abdon Moura, assinarão acordo de colaboração técnica, para compartilhamento de tecnologias e informações.
O evento será realizado no Auditório Solon Amaral, às 10 horas, e vai contar com a presença de parlamentares, servidores do Legislativo e do MP e será aberto à toda a comunidade.
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Assembleia foi desenvolvido pela Comissão de Modernização do Legislativo e contou com a participação seção de Desenvolvimento, ligada à Divisão de Informática. Serão utilizados softwares livres que não exigem pagamento de licenças de uso. Ele será implantado, gradualmente, até o final de 2010. Serão feitos investimentos em equipamentos de informática e recursos humanos.
O projeto prevê uma série de ações, com o objetivo de garantir mais transparência, agilidade e interatividade ao Poder. A cooperação técnica com o MP vai permitir o compartilhamento on-line de vários dados sócio-econômicos do Estado. Outros órgãos e instituições públicas deverão se somar à parceria, permitindo que os parlamentares tenham acesso aos diversos dados que ajudarão a embasar a apresentação de projetos de Lei.
Quando estiver em pleno funcionamento, o banco de dados compartilhado vai garantir acesso a informações regionalizadas e por município, como números relativos à criminalidade e violência, Educação, Saúde, economia, execução orçamentária, receita, andamento de obras entre outros.
A previsão é de que, até o final deste mês de março o novo Portal da Assembleia entre no ar, com mecanismos que vão garantir maior funcionalidade e interatividade.
Até o final do ano, o Portal vai agregar vários outros serviços como transmissão das sessões ou acesso ao arquivo de vídeos. Também será possível, em breve, participar on-line de audiências públicas, enviando em tempo real sugestões, denúncias e reclamações.