Seja bem-vindo, dom José Luiz Majella!
A escolha de dom José Luiz Majella Delgado para comandar a Diocese de Jataí foi uma das medidas mais acertadas que o papa Bento XVI fez para Goiás desde que foi nomeado no lugar de João Paulo II. Bispo Majella é um dos mais conceituados religiosos da Igreja Católica, tendo carreira brilhante aos 56 anos.
Professor, missionário e ex-subsecretário adjunto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bispo Majella tem muito a contribuir com a região sudoeste de Goiás e vai enriquecer e aumentar nossa fé em Cristo. Ele substitui no cargo o bispo Aloísio Hilário de Pinho, que renunciou ao cargo pela idade avançada.
É bom lembrar que o bispo é representante de Cristo e sucessor dos apóstolos. E a própria Bíblia diz que “Jesus os quis como servidores da comunidade”. Exemplo de caridade e humildade ao longo da vida, bispo Majella, tem como missão promover a família, dando prioridade aos pobres e humildes, e defender a vida humana e sua liberdade. São tarefas complicadas, mas que podem se tornar mais fáceis devido à experiência do bispo Majella.
Formado em Teologia e Estudos Sociais, bispo Majella tem especialização em Teologia Litúrgica. Em Roma (Itália), estudou Espiritualidade Redentorista na Academia Alfonsiana. Como padre, prestou serviços em paróquias das dioceses de São João de Boa Vista, Minas Gerais e São Paulo.
Em Jataí, terá sob sua tutela 29 paróquias em 25 municípios. Comandará igrejas em cidades importantes, como Rio Verde, Mineiros, Quirinópolis e Santa Helena. Dom Majella será o quinto bispo da história da Diocese de Jataí, que se tornou sede da Prelazia da Igreja Católica em 1929.
E a cidade recebeu bem o novo bispo. No dia de sua posse, em 6 de março, cerca de duas mil pessoas prestigiaram a solenidade de posse na catedral do Divino Espírito Santo. Participaram ainda do evento o arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, e o arcebispo emérito da Capital, dom Antônio Ribeiro.
Em entrevista recente ao site da CNBB, o sacerdote disse que foi a “providência divina que o enviou para ser bispo em Jataí”. “Para mim, é um momento de graça esta missão que estou recebendo. Acolho, como também vejo e sinto que não estou sozinho com toda a caminhada na CNBB, com a comunhão dos bispos do Brasil”, afirmou.
E a comunidade agradece a Deus e ao papa Bento XVI pela acertada escolha. Temos certeza de que continuaremos sendo bem conduzidos pelo bispo Majella, na nobre missão de evangelizar, santificar e orientar.