"É importante trabalhar a imagem do candidato", diz consultor
O jornalista Gustavo Fleury, que na manhã desta quarta-feira, 12, palestra sobre marketing político no seminário "Eleições 2010: Entendendo as Regras do Jogo", destacou que para a formação de uma boa imagem do candidato, é fundamental a utilização de meios que alimentem o candidato de informações, que possam ser utilizadas na elaboração de um plano de campanha.
“A imagem de um candidato inicia-se na pesquisa, que identifica as demandas da sociedade, colaborando para uma ação eleitoral que será levada à analise da sociedade e seus formadores de opinião, através de determinados meios de comunicação. Todo esse processo resulta em um produto final chamado imagem do candidato”, afirmou Fleury.
O jornalista destacou quatro imagens de um candidato. O “pai”, que cuida das pessoas, tem forte presença social, assistencialista e que ajuda sua comunidade (exemplo Getúlio Vargas); o líder-charme, que conquista as pessoas pelo charme, inteligência, simpatia, discurso e desempenho (exemplo Juscelino Kubitscheck e Barak Obama); o herói, que é aquele que se apresenta como o solucionador de todos os problemas (exemplo Fernando Collor); e o homem simples, que é aquele que nasce das massas para comandá-las, conhece a pobreza porque já foi pobre e identifica-se com o povo (exemplos Lula e Marina Silva).
Segundo Fleury, é preciso saber qual tipo de imagem a população deseja em determinado momento para que os esforços se voltem para a moldagem de uma imagem de acordo com essa expectativa. “Quando Collor foi eleito, o País desejava um herói que acabasse com os marajás, a corrupção e colocasse o País em um novo caminho seguro e de prosperidade, por isso foi criado uma estratégia em que o candidato andava de jet sky, pilotava carros, atirava, enfim, tudo a estilo de um herói”, exemplificou.
O seminário está sendo realizado, neste momento, no Auditório Costa Lima da Assembleia e é uma promoção da Escola do Legislativo em parceria com a Diretoria de Recursos Humanos da Casa.