Na tribuna, Lincoln Tejota fala de projeto que isenta IPVA de veículos elétricos
Ao discursar no Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira, 10, o deputado Lincoln Tejota (PSD) disse que, durante o período de apresentação de matérias, protocolou na Casa dois projetos de lei que, segundo ele, são de grande importância e de caráter transformador.
Lincoln explanou sobre um deles, o que altera a lei nº 11.651, de 26 de dezembro de 1991, que institui o Código Tributário do Estado de Goiás. A matéria tem o intuito de conceder alíquota diferenciada de IPVA a veículos elétricos. Conforme o deputado, esta fonte de energia é considerada pela ciência como eficiente e limpa.
De acordo com justificativa apresentada por ele na tribuna, um carro produz em média, 138 gramas de CO2 (dióxido de carbono) por quilômetro rodado. Dessa forma, o acúmulo deste gás pode agir sobre a atmosfera terrestre como um cobertor e, com isso, provocar um aquecimento cada vez maior do meio ambiente, o que segundo Lincoln, prejudicaria bastante as condições de vida na superfície do planeta.
O parlamentar também informou que conforme dados do IBGE, até o ano de 2012, Goiás possuía uma frota de 1.520.642 carros. Apenas em fevereiro de 2015, o Ministério das Cidades informou que 5.549 automóveis foram emplacados no Estado, o que, para Lincoln, demonstra o crescimento econômico de Goiás, todavia, faz aumentar a preocupação com a quantidade emitida de gases prejudiciais na atmosfera.