Problemática do lixo
O Serviço Social da Indústria (SESI) está organizando mais uma temporada do Torneio de Robótica First Lego League – FLL que conta com equipes de escolas públicas e particulares, de dois a dez participantes entre 9 e 16 anos de idade. Os estudantes terão de identificar um problema na maneira como lidamos com o lixo, desenvolver uma solução e compartilhar essas ideias, tudo rigorosamente avaliado pelos juízes da competição.
Pensando nisso, o professor Júnior, juntamente com os alunos do Sesi Canaã, elaboraram um projeto de lei que visa tornar obrigatório a implementação, em todo o Estado de Goiás, de uma série de rótulos que deverão ser afixados aos respectivos produtos para orientar sobre o seu descarte, a melhor maneira de fazê-lo e onde. O rótulo conta ainda com um QR Code, que ao ser visualizado pelo celular, leva a um site para mais informações.
O projeto foi entregue à Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia, que irá dar a devida tramitação legal na Casa, afim de que o projeto seja analisado pelos deputados e posto em votação. O diretor Legislativo Wagner Siqueira, recebeu os alunos na sala da Comissão e ainda explicou um pouco sobre os processos de reciclagem e as dificuldades do mesmo.
“Nós aproveitados o tema do torneio esse ano, sobre a problemática do lixo e o descarte dos resíduos sólidos e resolvemos elevar o nível da nossa participação. Realizamos uma pesquisa, juntamente aos alunos e descobrimos que muitas pessoas entendem a necessidade da reciclagem, mas que não sabem de fato como descartar esses resíduos, nem aonde. Por isso, nossa abordagem no projeto”, explica o professor Júnior.