Ícone alego digital Ícone alego digital

Lúcia Vânia fala sobre exploração da mão de obra infantil na TV Assembleia

03 de Dezembro de 2015 às 19:10
Crédito: Y. Maeda
Lúcia Vânia fala sobre exploração da mão de obra infantil na TV Assembleia
Senadora Lúcia Vânia fala sobre mão de obra infantil

A senadora Lúcia Vânia (PSB) gravou participação no Programa Opinião, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta quinta-feira, 3, à noite. Na oportunidade ela abordou o aumento de 4,5% da exploração da mão de obra infantil no País. A senadora se mostrou preocupada e fez uma conclamação de autoridades e entidades do Governo Federal para uma maior reflexão sobre os dados detectados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ex-secretária Nacional de Assistência Social no período entre 1995 e 1998, no Governo de Fernando Henrique Cardoso, Lúcia Vânia foi responsável pela estruturação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Na época, ela contou com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).“É preciso que a sociedade conscientize de que trabalho infantil é ruim para o futuro do país”, destacou ela, acrescentando: “A criança que não estuda na idade certa, terá muita dificuldade pela frente e acaba perdendo oportunidades.”

Estatística

Segundo a Pnad, em 2013, existiam 3,188 milhões de crianças e adolescentes na faixa de 5 a 17 anos de idade trabalhando, e o contingente subiu para 3,331 milhões em 2014. Os meninos representam dois terços desse total. Na faixa dos 5 a 13 anos de idade, em que não pode, por lei, haver trabalho, foi registrada a maior expansão: 15,5% para a faixa etária dos 5 aos 9 anos e 8,5%, dos 10 aos 13 anos. O aumento do trabalho entre adolescentes de 14 e 15 anos de idade aumentou 5,6%.

O programa fica na programação da TV Assembleia e pode ser assistido pelo canal 8 da NET ou através do Portal da Assembleia

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.