TRE diploma eleitos

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) irá diplomar amanhã, 19, às 10 horas, os deputados estaduais eleitos para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A solenidade será realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), localizado no Setor Jaó, em Goiânia. Os 15 primeiros suplentes e os 15 segundos suplentes também serão contemplados. Na mesma oportunidade, o TRE diplomará os 17 deputados federais eleitos, assim como os cinco primeiros suplentes e os cinco segundos suplentes. Também serão diplomados os dois senadores eleitos – Jorge Kajuru (PRP) e Vanderlan Cardoso (PP) – assim como o governador eleito, Ronaldo Caiado (DEM), e o vice-governador eleito, Lincoln Tejota (PROS).
Os eleitos que não puderem comparecer à solenidade no dia 19 de dezembro, deverão ser protocolizar requerimento no TRE, direcionado à Secretaria Judiciária, solicitando o diploma.
Confira abaixo um resumo do perfil biográfico dos deputados eleitos para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa:
Adailton Florentino do Nascimento (PP)
Militar desde o ano de 1986, Coronel Adailton também exerceu a função de Secretário de Estado Chefe da Casa Militar por quatros anos, entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2017. No mesmo dia que deixou este cargo, ele foi nomeado para a função de Superintendente Executivo da Secretaria de Estado de Governo (Segov), ainda na gestão do então governador Marconi Perillo (PSDB).
Adriana Sauthier Accorsi (PT)
Reeleita para o segundo mandato, a delegada de polícia já foi premiada como uma das personalidades mais influentes da política goiana. Ela foi lembrada, em primeiro lugar, como autoridade da área de Segurança Pública. Accorsi atuou como delegada por mais de 14 anos, candidatou-se em 2014 para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás, onde foi a mulher mais bem votada. A deputada petista tem como principais bandeiras a defesa dos direitos das mulheres e o combate à violência.
Aloísio Moreira dos Santos (DEM)
Sua atuação política teve início em 1992, ano em que foi eleito Prefeito Municipal de Simolândia, na gestão 93/96. Iso Moreira candidatou-se a deputado estadual, quando obteve 14.680 votos para o pleito de 1998, assumindo o mandato em 2001. Iniciou seu quinto mandato de deputado estadual no ano de 2015 e, no último pleito, obteve um total de 24.963 votos.
Álvaro Soares Guimarães (DEM)
Com base eleitoral em Itumbiara, Álvaro Guimarães representa mais de 40 municípios do Estado. Em 2017, foi eleito presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Comissão Mista. Ele ingressou na vida pública aos 18 anos e, no último pleito, foi eleito para o sétimo mandato.
Alysson Francisco de Lima (PRB)
Formado em Marketing pela Universidade Norte do Paraná, Alysson Lima consagrou o seu nome por meio do jornalismo em Goiás. Sua trajetória na política teve início quando foi eleito vereador por Goiânia, no ano de 2016, com 7.257 votos. Em 2018, candidatou-se a deputado estadual, sendo eleito com um total de 30.868 votos para atuar no Poder Legislativo.
Amauri Ribeiro (PRP)
Foi tratador de galinhas, peão tirador de leite, inseminador e, aos 20 anos, pegou algumas economias e montou uma pequena loja de discos em Piracanjuba. Trabalhou como fotógrafo até ingressar na vida pública. Foi prefeito e vereador de Piracanjuba. No último pleito, se consagrou deputado estadual com 24.922 votos.
Amilton Batista de Faria Filho (Solidariedade)
Foi servidor público estadual de 2007 a 2017. Por duas vezes exerceu o mandato de vereador em Anápolis, sempre figurando entre os mais bem votados do município. Em 2018, candidatou-se, pela primeira vez, ao cargo de deputado estadual, conquistando a eleição com 16.486 votos. Ele foi o segundo deputado mais bem votado de sua cidade natal e o primeiro de seu partido.
Antônio Carlos Caetano de Moraes (DEM)
Antonio Carlos Caetano de Moraes, conhecido por Dr. Antonio, é natural de Mossâmedes, Goiás. Exerceu diversas funções no serviço público, tendo integrado os quadros da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Trindade-GO. O parlamentar foi reeleito no último pleito com 36.683 votos
Antônio Roberto Otoni Gomide (PT)
Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Antônio Gomide foi prefeito duas vezes e vereador quatro vezes por Anápolis. Ele, que é cirurgião dentista, obteve um total de 36.998 votos na disputa pelas cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
Bruno Regiany Peixoto Pimenta (MDB)
Seguindo os passos do pai, Sebastião Peixoto, Bruno começou a vida política em movimentos estudantis. Presidiu centros acadêmicos e a União Estadual de Estudantes. Também foi presidente do PL Jovem. Em 2011, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa. No último pleito foi eleito para seu 3° mandato.
Cairo Salim Marcelino Lopes (Pros)
Cairo Salim Marcelino Lopes, 35 anos, disputou a eleição de deputado estadual pela segunda vez. O parlamentar iniciou na política quando tinha 16 anos. Ele foi presidente do PMDB-Jovem de Goiânia e, posteriormente, vice-presidente nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
Charles Bento Evangelista (PRTB)
Charles Bento Evangelista é natural de Goiânia. Atualmente é empresário no ramo de Formação de Condutores de Veículos. Charles Bento iniciou sua trajetória política em 2008, e agora foi eleito para seu segundo mandato.
Cláudio Olinto Meirelles (PTC)
Na Assembleia Legislativa, Cláudio Meirelles é titular das comissões de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia; Segurança Pública e Tributação, Finanças e Orçamento. Foi eleito, pela primeira vez, em 2007, e no último pleito se elegeu para seu quarto mandato.
Diego Vaz Sorgatto (PSDB)
Diego Sorgatto nasceu em Luziânia, onde foi eleito, em 2008, em sua primeira candidatura como o vereador mais jovem do Estado e um dos mais jovens do Brasil, aos 18 anos. Mais tarde, ao assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, foi presidente da Comissão de Organização dos Municípios. Atualmente é membro titular da Comissão de Saúde.
Eduardo José do Prado (PV)
Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especializado em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Criminologia/Segurança Pública, aos 23 anos de idade passou no concurso para o cargo de Delegado de Polícia de Goiás. Nas eleições de 2018, pleiteou vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, alcançando a vitória com 20.845 votos.
Francisco Grimaldi de Lima - Chico KGL (DEM)
O deputado eleito ganhou o apelido por causa do Supermercado KGL, de sua propriedade, em Rio Verde. Em 2014, filiado ao PDT, disputou vaga na Assembleia Legislativa, tendo obtido 7.503 votos. Em 2018, com respaldo do prefeito Paulo do Vale, que foi um dos primeiros a apoiar a candidatura de Ronaldo Caiado ao Governo do Estado, Chico do KGL foi o nono deputado estadual mais votado de Goiás.
Gustavo Koppan Faiad Sebba (PSDB)
Gustavo Sebba cresceu no meio político. Filho do ex-deputado, governador interinamente do Estado, Jardel Sebba, o novo deputado sempre militou na política. Foi reeleito com 29.286 votos para seu segundo mandato.
Helio Antônio de Sousa (PSDB)
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 1973, o político foi empossado presidente da Assembleia Legislativa em 2015, permanecendo no posto até o ano de 2016. Durante a 17ª Legislatura, Helio foi Presidente da CPI da Assembleia CPI da Segurança Pública.
Henrique Cesar Pereira (PSC)
O deputado eleito foi o candidato mais bem votado do Estado na eleição de 7 de outubro passado. Ele, que é pastor, cantor e representa o segmento evangélico, obteve um total de 46.545 votos no último pleito. Henrique Cesar já havia assumido a cadeira no Parlamento durante o ano de 2017, como suplente de deputado.
Henrique Paulista Arantes (PTB)
Com a experiência adquirida no Legislativo municipal, Henrique Arantes buscou o desafio de disputar uma vaga no Legislativo estadual, em 2010, sendo eleito com 32.424 votos em 229 dos 246 municípios goianos. Ganhou destaque por ser o deputado estadual eleito mais novo da Assembleia Legislativa de Goiás, no ano de 2010.
Humberto Teófilo de Menezes Neto (PSL)
Aprovado no concurso de delegado da Polícia Civil de Goiás, aos 25 anos de idade, Humberto Teófilo ganhou notoriedade diante de diversos casos de combate à prostituição infantil, pedofilia, tráfico de drogas e crimes contra a administração pública. Aos 34 anos, o delegado de polícia disputou, pela primeira vez, uma vaga no Legislativo pelo Partido Social Liberal (PSL) e obteve 26.252 votos.
Jeferson Rodrigues Lemos (PRB)
Jeferson Rodrigues Lemos é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus há 22 anos. Na esfera pública, o parlamentar comandou, de 2011 a 2013, a Secretaria Extraordinária para Assuntos Religiosos e Sociais. No último pleito, Jeferson atingiu a marca de segundo candidato a deputado estadual mais bem votado do Estado.
José Antônio Prado Nunes Carvalho – Zé Carapô (DC)
Nascido em janeiro de 1981, no município de Jataí, em Goiás. Zé Carapô, até então vereador, lançou candidatura pelo partido Democracia Cristã (DC). O político foi eleito com 19.583 votos e irá compor o quadro de deputados estaduais da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás.
José Humberto Aidar (MDB)
O parlamentar natural de Inhumas foi, na 17ª Legislatura, vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), além de ocupar o cargo de quarto secretário da Assembleia Legislativa. Ele, que tem longa vida profissional no rádio goiano, foi eleito para o sexto mandato no último pleito.
Júlio Pina Neto (PRTB)
Júlio Pina Neto é um empresário do ramo farmacêutico, filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) há mais de dez anos. O maranhense foi conselheiro tutelar em Senador Canedo, onde atuou, por três anos, em prol das crianças e adolescentes da região. Aos 37 anos, Júlio Pina foi eleito com 13.148 votos.
Júnio Alves Araújo - Major Araújo (PRP)
Reeleito para seu 3° mandato como deputado estadual, Major Araújo ocupou, na 17ª Legislatura, o cargo de presidente da Organização dos Municípios. Tem focando o seu mandato na defesa dos militares, dos servidores públicos e da segurança pública do Estado.
Karlos Márcio Vieira Cabral (PDT)
Natural de Rio Verde, Karlos Cabral foi empossado na cadeira de deputado estadual em 22 de dezembro de 2016. Na eleição de 2014, ele, que é pós-graduado em Direito Constitucional, MBA em Gestão Pública, ficou na primeira suplência do PT. Já no último pleito, filiado ao PDT, foi eleito com 15.941 votos.
Lêda Borges de Moura (PSDB)
Lêda Borges de Moura, mineira de Conquista-MG. Foi a primeira secretária de Educação de Valparaíso, em 1997. Lêda Borges foi a primeira mulher a presidir a Agência Goiana de Desenvolvimento Regional. Ela também esteve à frente da Secretária de Estado da Mulher, Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, no governo de Marconi Perillo (PSDB).
Lissauer Vieira (PSB)
É representante na Assembleia Legislativa de Goiás da região Sudoeste do Estado, em especial o município de Rio Verde, localizado a 220 quilômetros da Capital. Na Alego, ele defende a bandeira do agronegócio, saúde, educação, moradia e todos os tipos de interesses populares.
Lucas Pinheiro Brandão Calil (PSD)
Com o slogan de campanha “Pense Novo”, o jovem entrou na política por idealismo e por acreditar no poder de transformação como do agente público. Com base eleitoral em Goiânia e região metropolitana, Calil foi reeleito no último pleito com 23.994 votos.
Paulo Cezar Krauspenhar Paulo Trabalho (PSL)
Paulo Trabalho iniciou usa trajetória profissional como professor de espanhol, em escola da rede privada. Com vontade de entrar na política, sempre quis disputar uma vaga de deputado estadual. Em 2018, conseguiu viabilizar-se candidato pelo PSL e foi eleito. Paulo Trabalho é católico e tem como meta apresentar e defender projetos nas áreas da saúde e educação.
Paulo Cezar Martins (MDB)
Natural de Quirinópolis, Paulo Cezar Martins assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, pela primeira vez, em 2004. No período de 09 a 16 de janeiro de 2015, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa, uma vez que o atual presidente assumiu interinamente o Governo do Estado. O parlamentar obteve 40.970 no último pleito.
Rafael Magalhães de Gouveia (DC)
Rafael Gouveia será um dos deputados representantes do segmento evangélico no Parlamento goiano. Atualmente, é pastor e líder de jovens da Assembleia de Deus. Pautará seu mandato por ações que contribuam para o desenvolvimento econômico e social de Goiás.
Rubens Marques Vieira dos Santos (Pros)
Rubens Marques nasceu em 1961, no município de Anicuns, Goiás. Se candidatou ao cargo de deputado estadual pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros), sendo eleito com 0,90% dos votos válidos. Ou seja, 27.763 do total.
Sebastião Monteiro Magalhães Filho - Tião Caroço (PPS)
Sebastião Caroço iniciou usa trajetória política em 1992, quando se candidatou a prefeito de Formosa. Em 1994, chegou ao Legislativo Estadual pela primeira vez. Foi presidente da Comissão dos Municípios e 4º secretário da Mesa Diretora. Agora, o político volta ao Parlamento, sendo eleito no último pleito com 31.407 votos.
Talles Alves Barreto (PSDB)
Na 17ª Legislatura foi presidente da Comissão de Turismo; titular das comissões de Constituição, Justiça e Redação, Educação, Cultura e Esporte, Segurança Pública; suplente das comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor, Minas e Energia, Criança e Adolescente; presidente da CPI dos Grampos e titular da CPI da Assembleia; suplente da CPI do Endividamento do ano de 2010. Em 2018, Talles foi reeleito com 36.456 votos para o terceiro mandato parlamentar.
Thiago Albernaz Pereira (Solidariedade)
Economista por formação, Thiago Albernaz iniciou sua trajetória política participando do Movimento Estudantil, onde disputou e presidiu diversas entidades estudantis durante sua trajetória de formação educacional. Venceu sua primeira eleição aos 22 anos para o cargo de vereador por Goiânia, sendo eleito o mais jovem da Capital. Em 2018, obteve 14.561 votos na disputa pelas vagas da Alego.
Vinícius Clementino Cirqueira (Pros)
O deputado eleito atualmente é vereador por Goiânia, tendo se destacado como o terceiro mais bem votado à época em que foi eleito para o cargo. Ele, que é engenheiro civil por formação, também é vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia. Aos 32 anos, foi eleito, com 17.698 votos, para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Virmondes Borges Cruvinel Filho (PPS)
Virmondes Cruvinel é natural de Goiânia e nasceu no ano de 1980. Ele é graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), no ano de 2002; Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Administrativo de Goiás (Idag), no ano de 2009. No último pleito, ele foi reeleito com 30.576 votos.
Wagner Camargo Neto (Patriota)
Deputado mais novo da 19ª Legislatura, Wagner Neto também foi o vice-prefeito mais jovem de Goiás, eleito em 2016 na cidade de Itapuranga GO. Wagner Neto também atuou como secretário municipal de Infraestrutura e Cidades em Itapuranga. Foi eleito com 14.256 votos, obtendo 58,5% dos votos válidos do município de Itapuranga.
Wilde Lopes Roriz Cambão (PSD)
O empresário nasceu no ano de 1967, em Luziânia, Goiás. Lançou candidatura pelo Partido Social Democrático (PSD) e, aos 51 anos, foi eleito deputado estadual com 29.853 votos.