Ícone alego digital Ícone alego digital

Sessão homenageia Enfermagem da Universidade Católica

10 de Outubro de 2007 às 18:30
Sessão solene homenageou 65 anos do curso de Enfermagem da UCG. A iniciativa foi do deputado Mauro Rubem.

Os 65 anos de existência do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Goiás foram homenageados nesta quarta-feira em sessão especial na Assembléia Legislativa. Estudantes, professores e autoridades políticas prestigiaram o evento, que lotou as galerias do plenário.

A história do curso foi apresentada pela diretora do departamento de Enfermagem, Rosângela Alves. A professora contou as origens do bacharelado, que sempre teve preocupação especial com pesquisa e atendimento mais humano. Sua fala foi encerrada com a canção "Coração de Estudante", na voz de Milton Nascimento.

O deputado Mauro Rubem (PT) disse em discurso que curso é um marco na história da saúde em Goiás. O parlamentar retomou a contextualização da criação do curso, quando a Segunda Guerra Mundial estava em curso e os alimentos eram racionados.

O petista, autor da propositura de homenagem, destacou a irmã Luíza, que auxiliou a fundar a escola de Enfermagem da UCG, ao lado de Dom Fernando. "Ela doou grande parte de sua vida ao curso. Infelizmente, ela não pôde participar desta sessão", disse o parlamentar.

O reitor da UCG, Wolmir Amado, disse que a homenagem aos 65 anos do curso também rememora os cinquenterário da criação da universidade. De acordo com ele, a criação da UCG, em 1957, ocorreu pelo empenho de professores e foi autorizada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, quando Goiânia possuía aproximadamente 50 mil habitantes.

O reitor afirma que a história da UCG está entrelaçada com várias instituições e pessoas dedicadas à ciência e ao conhecimento. Wolmir enumerou alguns cursos superiores da universidade com mais de 50 anos de existência, que foram a base de criação da instituição de ensino.

A secretária estadual de Educação, Milca Severino, afirmou na tribuna que a Enfermagem tem feito sua tarefa com competência, seriedade e dedicação. De acordo com ela, o governador Alcides Rodrigues (PP) teria parabenizado os estudantes pela escolha do curso, muito importante visto que cuida da vida.

Milca Severino disse que os enfermeiros têm hoje uma visão ampliada de conhecimento e progresso. "Estudem muito e tenham uma bela caminhada. Esta parte é por minha conta, já que sou professora de vocês", brincou a secretária, que recebeu aplausos dos presentes na galeria do plenário.

O secretário estadual de Saúde, Cairo de Freitas, destacou a importância dos enfermeiros para as equipes de saúde. De acordo com ele, os 65 anos do curso da UCG revelam o pioneirismo da instituição nos cuidados com a vida humana em Goiás.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.