Ícone alego digital Ícone alego digital

Outubro Rosa

11 de Outubro de 2017 às 17:51
Crédito: Sérgio Rocha
Outubro Rosa
Fachada Outubro Rosa
Durante todo o mês de outubro, a Alego, por intermédio de diretorias da Casa, realiza atividades de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Na quarta-feira, 18, tem mais uma atividade.

Durante todo o mês de outubro, a Alego, por intermédio das Diretoria Geral, Diretoria de Comunicação da Casa, Divisão de Saúde e Promoção Social e Seção de Atividades Culturais, está realizando atividades de conscientização e prevenção ao câncer de mama, é a campanha Outubro Rosa. Na próxima quarta-feira, 18, no Auditório Solon Amaral, às 9 horas, vai ocorrer uma mesa-redonda para debater sobre a doença.

A mesa de debate será composta pelas empresárias Danila Guimarães e Marie Proffit, e também pela médica e presidente da Associação Brasileira de Mastologia Regional de Goiás, Rosemar Macedo. Neste dia, a Seção de Atividades Culturais disponibilizará para as mulheres estantes de beleza, produtos de maquiagem e nutrição.

A arrecadação de lenços no Parlamento Goiano para doação à Associação de Combate ao Câncer de Goiânia também prossegue até o dia 31 de outubro. Após o encerramento, todo o produto arrecadado será entregue à ACCG e ao Hospital das Clínicas, contribuindo assim para que as mulheres em tratamento quimioterápico possam ter o acessório, utilizado para minimizar o impacto visual deste procedimento.

 

História “Outubro Rosa”

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos. Depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org). 

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc., surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. 

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

No Brasil, o pontapé inicial deste movimento aconteceu em outubro de 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, junto com o apoio de empresas, iluminou de rosa o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher. Outubro Rosa é um campanha forte, principalmente nas redes sociais, sempre com o objetivo de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.