Ícone alego digital Ícone alego digital

Secretária da SBPC/Goiás destaca importância dos investimentos em Ciência e Tecnologia

30 de Agosto de 2018 às 10:47

Durante a audiência que debate uma agenda positiva para a Ciência, Tecnologia e Inovação em Goiássecretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/Goiás), professora Márcia Pelá, lembrou que o 12º Fórum da SBPC/Goiás é uma continuação de uma agenda de luta da entidade em defesa da Ciência e da Tecnologia. O evento está sendo realizado na manhã desta quinta-feira, 30.

A secretária informou que encontro na Assembleia servirá para a realização de uma plenária na qual várias entidades e pesquisadores do Estado vão contribuir para a criação de uma agenda positiva. “A defesa da Fapeg [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás] é um dos pontos, a popularização da ciência, o não corte das verbas da Ciência e da Tecnologia, enfim, o intuito é que nós possamos garantir a ciência não como gasto, mas sim como um investimento vital para a sociedade e que a ciência possa chegar à população em geral fazendo com que as pessoas compreendam sua importância para a vida de todos”, disse. 

De acordo com Márcia as perspectivas para o setor de Ciência e Tecnologia não são boas diante do corte de verbas implementados pelo Governo Federal ultimamente. "Para se ter uma ideia, em 2010 tínhamos no orçamento da Ciência e Tecnologia 10 bilhões de reais, hoje temos 3,4 bilhões apenas, ou seja um corte de 70%", observou. 

Apesar do cenário e das dificuldades Márcia disse que a SBPC/Goiás não se abateu. “Neste ano que a SBPC fez 70 anos, estamos lutando com uma agenda por todo o Brasile dentro desta agenda insistimos na revogação da PEC 95 [que limita por 20 anos os gastos públicos]. Num país que queira ter autonomia é vital que invista em Ciência e Educação”, destacou. 

A audiência está sendo realizada no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.