Ícone alego digital Ícone alego digital

Professor fala sobre efeitos do desmonte dos investimentos em Ciência no País

30 de Agosto de 2018 às 11:06

Durante a audiência que discute a criação de uma agenda positiva para a Ciência, Tecnologia e Inovação em Goiás, o presidente da Associação Pós-graduandos da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Carlos Klein, disse que a Ciência é o motor da humanidade e que ela permite termos consciência do mundo ao nosso redor e, por consequência, podemos torná-lo mais confortável à nossa existência. "E é por isso que cientistas e estudantes se reúnem hoje para clamar maior valorização da Ciência exatamente quando o Estado está realizando o desmonte dela no País", protestou. 

Kelin lembrou o investimento que foi realizado nos últimos anos e que, segundo ele, terá sido em vão diante da existência da PEC 95, que limita gastos públicos. “Estamos tendo que lutar diariamente para que os investimentos aconteçam, para que as bolsas sejam pagas, entre outros”, pontuou. Segundo ele, todo esse processo faz parte de um projeto de privatização das universidades que propõe, por  exemplo, cobrança de mensalidades na pós-graduação, mesmo nas universidades públicas. 

Ele cita, entre outros problemas oriundos da PEC 95, a falta de orçamento adequado nas universidades, escassez de investimentos em pesquisas, extinção das bolsas para pós-graduandos, enfraquecimento das universidades e fechamento de cursos. 

A audiência ocorre no Auditório Solon Amaral. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.