Projeto Escola no Legislativo recebe alunos de Aparecida de Goiânia

Crédito: Sérgio Rocha
Projeto Escola no Legislativo recebe alunos de Aparecida de Goiânia
Visita da Escola Municipal Vera Cruz II

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu na manhã desta quarta-feira, 15, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Vera Cruz, de Aparecida de Goiânia, na 6ª edição do projeto Escola no Legislativo. Os estudantes foram recepcionados no Auditório Solon Amaral.

Após o credenciamento, os 32 jovens foram recepcionados pelo chefe da Seção de Educação para Cidadania, Maurício Barbosa Paranaguá. O professor explicou que o intuito do projeto é proporcionar uma maior interação entre o Legislativo e a sociedade, por meio da oportunidade oferecida aos estudantes ao conhecerem as dependências físicas, e a história do Poder Legislativo.

Paranaguá esclareceu ainda que podem participar do projeto alunos de escolas públicas e privadas, e orientou os alunos sobre a forma com a qual a visita é conduzida dentro da Alego. “Primeiro acontece uma palestra sobre a função do Legislativo, na sequência é feita uma visita monitorada, na qual os alunos aprendem sobre as antigas sedes da Assembleia, e depois há um momento de confraternização, onde  é oferecido um lanche”, disse.

Como o projeto recebe avaliação constante por parte dos alunos, o chefe da Seção explicou aos jovens que ao final precisariam preencher um questionário, não identificado, mas com o objetivo de melhorar o projeto.

“Da mesma forma que vocês são avaliados na escola, nós somos avaliados por vocês, e por isso, cada um deve preencher o questionário que foi entregue, a fim de que possamos fazer com que o projeto fique cada vez melhor”, pontuou Maurício.

Legislativo

O professor Gustavo Abreu, ao iniciar a palestra “Cidadania e Poder Legislativo”, relembrou ter sido aluno desse colégio quando adolescente. Ele pontuou a diferença entre público e privado, explicou a importância das regras para que haja organização e proporcione uma melhor convivência para a sociedade.

“Para que as pessoas convivam melhor em sociedade, leis como por exemplo, de trânsito, são essenciais para garantir a segurança”, explicou Gustavo.

Gustavo esclareceu ainda qual o trabalho dos deputados na elaboração das leis, e a sua responsabilidade para garantir o exercício da cidadania da sociedade.

Estrutura física

Ethiene Gonçalves de Oliveira proferiu a segunda palestra, na qual abordou o tema "As antigas e atual sede do Poder Legislativo Goiano".

Responsável por conduzir a turma pelas dependências físicas da Alego, Ethiene enumerou os locais que sediaram o Legislativo de Goiás. Em seguida, a professora conduziu os alunos até um painel do artista plástico mineiro de nascimento e goiano de coração, Luiz Olinto. Instalada à entrada da Assembleia, a obra de arte "Goiás em Cores", produzida em cerâmica vitrificada, retrata a fauna e a flora, além da cultura, história, economia, tradições e arquitetura, entre outros pontos do que pode ser retratado pelo Estado.

Em seguida, os alunos foram encaminhados ao Salão Nobre Henrique Santillo, onde puderam conhecer alguns nomes de destaque da política goiana, que contribuíram dentro do Legislativo, para a construção da história do Estado.

Por fim, os estudantes foram levados ao Plenário Getulino Artiga. “Aqui é o setor mais importante da Casa, onde os deputados se reúnem para discutir as propostas de interesse da sociedade goiana”, pontuou Ethiene.

Preparação

O aluno Cauã Nunes Viana, 10 anos, salientou que a participação é uma oportunidade de aprendizado. “Estava nervoso antes de chegar aqui. Agora estou aprendendo muito, e isso vai ficar guardado para toda minha vida”, contou.

A diretora da escola, Adriana Cristina Oliveira explicou que antes de virem à Assembleia, os alunos receberam orientações teóricas sobre o Legislativo. O cuidado de aplicar o conhecimento prévio teve como objetivo auxiliar na fixação do conteúdo. “Hoje vieram participar de uma aula prática, para aprofundar o que foi trabalhado em sala de aula”, explicou.

Já a professora Gleyce Carreira de Castro Mamede, responsável pelas aulas de todas as disciplinas para a turma explica que foi feito um trabalho para explicar a importância da Assembleia Legislativa.

“Participar deste projeto contribui para preparar cidadãos críticos e ativos”, frisou a educadora.