13ª Edição do Escola no Legislativo recebe alunos da Escola Frei Nazareno Confaloni

17 de Junho de 2019 às 11:31
Crédito: Sérgio Rocha
Visita da Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni

Na manhã de hoje, os alunos das turmas do 6º e 8° anos da Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni participaram da 13ª Edição do projeto Escola no Legislativo. O colégio fica na Vila União, região Sudoeste de Goiânia.

Ao chegarem no Palácio Alfredo Nasser, os alunos foram credenciados, em seguida, recepcionados no auditório Solon Amaral pelo chefe da Seção de Educação para Cidadania, e professor de história Maurício Paranaguá. O educador orientou os alunos sobre a dinâmica da visita, e na sequência proferiu a palestra “Origem, evolução, história e importância do Poder Legislativo”.

Paranaguá discorreu sobre várias fases da história mundial, e ressaltou a importância do Legislativo numa sociedade democrática. “Para garantir os direitos e deveres a fim de melhorar a vida das pessoas, surgiram as leis”, explicou Maurício.

Outro ponto abordado pelo professor foi a economia da época. “Tinha como base a troca de mercadorias, principalmente o sal. Por isso, surgiu a palavra salário", ensinou.

Coordenadora Pedagógica da escola, Hellen Gladys Lopes Mendes apontou a importância da oportunidade dos alunos conhecerem o papel do Legislativo. “Trabalhamos com a concepção de formar cidadão, não apenas a repetição de conteúdos”, salientou. Na opinião da educadora, o programa é uma oportunidade para os alunos conhecerem a estrutura política do país. “Desta forma, eles podem se apropriar mais do conhecimento da cidadania, da importância do voto e das ações públicas para a melhoria da cidade e do país.”

Conhecimento

Aluna do 8º ano, Ana Vitória Fernandes Mendes, 13, ressaltou a importância da vinda à Assembleia Legislativa para conhecer os trabalhos realizados na Casa e seu papel para melhoria da vida da sociedade. “Sei muito pouco sobre o que acontece aqui e, por isso, acho muito importante esta oportunidade de aprender mais”, afirmou.

Após a primeira palestra, os alunos participaram de uma visita monitorada pelas dependências da Casa de Leis. Em seguida, houve uma palestra com a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPEGO). O objetivo é de que os jovens conheçam o trabalho que tem por objetivo garantir que direitos humanos sejam atendidos.

Depois de encerradas as palestras, os alunos preencheram um questionário no qual avaliam a qualidade da programação oferecida durante a visita. A avaliação possibilita mensurar a abordagem do projeto Escola no Legislativo.

Como participar

Para participarem do programa Escola no Legislativo, no próximo semestre, as escolas interessadas podem fazer o agendamento junto com a Seção de Educação para a Cidadania. O contato telefônico é (62) 3221-3378, da 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.