Ícone alego digital Ícone alego digital

Jeferson Rodrigues propõe obrigatoriedade de concessionária avisar o Detran sobre recalls

14 de Janeiro de 2020 às 07:08

O recall é um recurso utilizado por fornecedores/fabricantes em que convocam consumidores a comparecerem a redes autorizadas para reparar algum produto vendido. Segundo um boletim divulgado pelo Ministério da Justiça, em 2016 e 2017 houve um número vertiginoso do uso desse recurso por concessionárias de veículos e, em muitas vezes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não tem conhecimento dos recalls.

Buscando propor uma solução à falta de transparência das vendedoras de carros sobre os recalls em Goiás, o deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) apresentou o projeto de lei 7288/19, que obrigaria as concessionárias a avisarem o Detran Goiás quando lançarem mão desse recurso. O projeto foi distribuído ao relator deputado Amilton Filho (Solidariedade) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e aguarda andamento.

A propositura tem por objetivo fazer com que as vendedoras de carros novos avisem em até 48 horas sobre os recalls, e assim elaborarem materiais informativos para avisar os consumidores sobre o procedimento. O parlamentar justifica o projeto alegando que tal solução legislativa trará benefícios à população, visto que aumentará a informação sobre possíveis problemas, como consta na Lei 8.078/90, sobre o Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o projeto, o aviso sobre recalls serve para proteger e preservar a vida, a saúde, a integridade e segurança do consumidor, além de evitar e minimizar prejuízos físicos ou morais. Além disso, o fornecedor terá que apresentar todas as informações necessárias sobre os problemas identificados.

Ademais, o texto determina que o consumidor tem direito a solução gratuita do problema sempre que solicitar qualquer serviço automotivo integrante da rede autorizada pelo fabricante.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.