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Notícias dos Gabinetes
Escolas públicas goianas na lista das 100 melhores do Brasil são homenageadas na Assembleia Legislativa

30 de Outubro de 2019 às 15:55

Premiadas pela Fundação Lemann por excelência em ensino, sete escolas da rede pública de Goiás serão homenageadas em sessão especial no plenário Getulino Artiaga, na Assembleia Legislativa de Goiás, no dia 31 de outubro, às 19h30. A iniciativa é do deputado estadual Thiago Albernaz (Solidariedade). 

As instituições, sendo três de Goiânia e quatro do interior do estado (Inhumas, Mineiros, Córrego do Ouro e Formosa), integram a lista das 100 escolas brasileiras com melhores práticas educacionais. Inicialmente, mais de cinco mil unidades se classificaram na 9ª edição do estudo realizado pela Fundação Lemann no Brasil. 

O estudo avalia as práticas educacionais e estruturais de escolas públicas, além do nível de aprendizagem dos estudantes, destacando aqueles que são considerados de baixo nível socioeconômico. Fator indicado pelo diretor do CEPI Professor Pedro Gomes (Goiânia), José Neto, é um dos maiores orgulhos da unidade, uma vez que, para ele o "trabalho com alunos de baixa renda é uma busca para diminuir a desigualdade social existente, através da educação”.

Segundo ele, o diferencial dentro do ensino das sete escolas classificadas é o do aprendizado mais próximo do aluno. "O que acredito ser o diferencial é o trabalho humanizado que realizamos. Temos acompanhamento pedagógico, onde criamos um vínculo com o aluno", conta José. O diretor afirma que o modelo integral da instituição ajuda no desenvolvimento dos projetos já que "auxiliam a desenvolver o lado mais humano dos estudantes", afirma o diretor.

Esse é um aspecto também fundamental para Pedro Soares, diretor do Centro de Ensino de Período Integral Pré-Universitário (Goiânia), que atua na escola há 25 anos e destaca que o "trabalho de programas de aprendizado entre os alunos é fundamental e faz parte do ensino da instituição".

"Além das nove aulas por dia, as atividades que os alunos fazem entre si são muito importantes. Nelas eles aprendem a tocar violão, a fazer música, artes, aulas de inglês, dentre demais atividades", afirma Pedro.

Recursos

Sem acréscimos ao orçamento, como os provenientes de pagamento de taxas extras pelos alunos, o diretor do CEPI Professor Pedro Gomes, José Neto, relembra que a escassez de recursos é parte do desafio em lidar com a educação pública. Ele relata que, por muitas vezes, é preciso contar com o envolvimento dos familiares e alunos, ao citar a pintura do muro de escola, realizada sem custos para a unidade de ensino, e a instalação de outros equipamentos. 

"Passamos o mesmo que qualquer outra escola da rede pública passa. Mas buscamos contornar a situação, incluindo os alunos na discussão e solução. Os pais participam também, juntamente com os líderes da turma", relata o diretor José Neto.

As atividades de envolvimento da comunidade escolar são também apontadas como diferenciais das unidades para vencer os desafios da educação pública, seja no ensino ou no aspecto estrutural. 

"Ser homenageada significa o reconhecimento desse trabalho, nos deixando muito orgulhosos, porque, mesmo com as dificuldades enfrentadas, o trabalho está dando resultado. Está provado que a escola em tempo integral é o que dá esse resultado", relata Divina Eterna, diretora do Colégio Estadual Juvenal José Pedroso, em Goiânia.

A visão de Divina também é compartilhada por Pedro Soares, do Centro de Ensino de Período Integral Pré-Universitário, que avalia a homenagem proposta por Albernaz como um “reconhecimento pelo trabalho duro, sendo uma verdadeira satisfação”. O diretor ainda fala sobre o futuro, “sempre existe no que melhorar, em todos os aspectos dentro da instituição. Sempre estamos buscando essa melhora. Mas estamos orgulhosos do que já foi feito”, conclui Pedro.

O autor da homenagem, Thiago Albernaz, que é um dos defensores de maior investimento no ensino de base, afirma que propôs a homenagem como reconhecimento à conquista. “Acredito que nada se constrói sozinho e as sete escolas provam isso porque todas têm como marca o envolvimento de toda a comunidade de ensino, desde família aos profissionais da educação”, afirma o deputado. 

No evento aberto ao público serão homenageados um diretor, um coordenador pedagógico, um servidor administrativo, um professor, um aluno e um responsável, de cada escola.

As sete escolas goianas homenageadas são: Colégio Estadual Juvenal José Pedroso (Goiânia), Centro de Ensino de Período Integral Professor Pedro Gomes (Goiânia), Centro de Ensino de Período Integral Pré-Universitário (Goiânia), Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho (Inhumas), Colégio Estadual Polivalente Antônio C. Paniago (Mineiros), Colégio Estadual Brasil (Córrego do Ouro) e Colégio Estadual Professor Sérgio Fayad Generoso (Formosa).

Serviço
HOMENAGEM ÀS ESCOLAS GOIANAS NA LISTA DAS 100 MELHORES DA REDE PÚBLICA
Data:
31 de outubro de 2019, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa de Goiás

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