Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Lissauer que prevê isenção de ICMS a produtos de proteção à covid-19 doados ao TRE, é aprovado por unanimidade

29 de Setembro de 2020 às 20:33
Projeto de Lissauer que prevê isenção de ICMS a produtos de proteção à covid-19 doados ao TRE, é aprovado por unanimidade

Atento à realização das eleições municipais deste ano em meio à pandemia do novo coronavírus e visando contribuir para a segurança dos cidadãos goianos durante o pleito eleitoral que já se aproxima, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), apresentou, durante a sessão ordinária híbrida desta terça-feira, 29, projeto de lei de sua autoria que prevê a isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em doações ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de produtos e materiais voltados para o combate e prevenção à covid-19. Entre eles, máscaras, álcool gel, face shields e outros insumos de higienização. Deliberado em votação única por se tratar de um decreto legislativo, o processo de nº 4307/20 contou com a aprovação unânime dos parlamentares da Casa. 

Em sua justificativa, o chefe do Poder Legislativo explicou que o princípio da legalidade tributária exige a aprovação dos contribuintes, por meio de seus representantes, para a concessão de benefícios fiscais e que tal autorização se dá por meio de lei em sentido estrito. Segundo ele, a proposta visa, principalmente, garantir a saúde e ao mesmo tempo assegurar o pleno exercício da democracia dos eleitores do estado de forma segura e responsável. 

“Como se trata de internalização de benefício já acordado entre as Unidades da Federação nos termos da Lei Complementar Federal, admite-se então a realização do princípio da legalidade tributária por meio de Decreto Legislativo. Diante dessa grave crise sanitária que todos nós estamos enfrentando, pretendemos, com esse projeto, assegurar tanto a saúde quanto o exercício dos direitos políticos de todos os cidadãos goianos”, ressaltou Lissauer Vieira

Eleições 2020

O período para as campanhas dos candidatos a prefeitos e vereadores de todo o País começou oficialmente no último domingo, 27, um dia após o fim do prazo para o registro de candidaturas. Já o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV está marcado para o fim da próxima semana, no dia 9 de outubro.

No início do mês de julho desse ano a Câmara dos Deputados aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adiou as eleições municipais de outubro para novembro, em razão da pandemia da covid-19. Aprovado também pelo Senado, o texto determina a realização do primeiro turno no dia 15 de novembro e do segundo turno no dia 29 de novembro — as datas oficiais eram 4 e 25 de outubro.

Gabinete Dep. Lissauer Vieira Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.