Notícias dos Gabinetes
Thiago Albernaz comemora anúncio da vacinação de lactantes em Goiás
Anunciada nesta quinta-feira, 24, pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), a nova etapa de vacinação em Goiás teve a inclusão das mães em fase de amamentação no grupo prioritário. A decisão foi comemorada pelo deputado estadual Thiago Albernaz (SD), que havia solicitado ao Governo estadual que as lactantes fossem incluídas, tendo em vista que estudos apontaram a possibilidade de a imunização ser repassada aos bebês por meio do leite materno.
“Ótima notícia. Uma reivindicação pela qual estamos lutando e que acaba de se tornar realidade”, celebrou Albernaz por meio das redes sociais.
No decorrer do ano de 2020, foram realizadas pesquisas que comprovaram que os anticorpos retidos em uma mãe vacinada contra a covid-19 podem ser transmitidos ao bebê recém-nascido, sem nenhum risco para as crianças. Pesquisa israelense, publicada na revista JAMA, indicou que o leite materno tem presença de 97% dos anticorpos contra o novo coronavírus.
No Brasil, estudo da Universidade de São Paulo detectou que a vacina é capaz de produzir anticorpos no leite materno e que em 50% dos casos eles permaneceram por quatro meses. Em nenhuma pesquisa houve registro de efeito colateral grave para mães e bebês.
"Vacinar todas as lactantes é investir em saúde e bem-estar da população brasileira e suas gerações, protegendo o futuro representado na figura de nossos bebês. Temos de reconhecer o direito humano à saúde e proteção constitucional da maternidade como objetivo prioritário dos gestores públicos de Goiás e municípios. Por meio de uma vacina, protege-se duas vidas", defende Albernaz.
Foto: Hellen Reis / Alego