Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Seminário das Instituições do Terceiro Setor do Município de Goiânia debateu a parceria entre organizações civis e órgãos públicos

02 de Julho de 2021 às 07:54
Crédito: Sérgio Rocha
Seminário das Instituições do Terceiro Setor do Município de Goiânia debateu a parceria entre organizações civis e órgãos públicos
Seminário discute parceria entre a administração pública e as organizações da sociedade civil em Goiânia

Foi realizado, de forma híbrida, na última terça-feira, 29, o Seminário das Instituições do Terceiro Setor do Município de Goiânia, na Assembleia Legislativa de Goiás. Liderado pelo deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Terceiro Setor, Thiago Albernaz (Solidariedade), o encontro teve como pauta discutir as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em busca da melhoria e garantia de vida da população. 

Em "uma manhã de muito esclarecimento", como ressaltado por Albernaz, o deputado contou da atuação do Legislativo em relação à Lei Orçamentária Anual (LOA), do chamamento público do programa Pão e Leite, da aceitação de mais de 50 organizações como de utilidade pública, assim como das ações da Escola do Legislativo na capacitação das entidades do terceiro setor. 

“Foram conquistas da Frente Parlamentar do Terceiro Setor, que tem inovado e que realizou hoje o primeiro seminário”, destacou o deputado, que também preside a Comissão de Tributação e Finanças. 

Entre as conquistas destacadas pelo deputado, está a criação da data do Dia do Terceiro Setor, implantada através de propositura de sua autoria, e que comemora o primeiro aniversário no dia 31 de julho. 

Dentre os especialistas que falaram na manhã desta terça, está a vereadora Sabrina Garcez (PSD), que abordou a criação da Frente Parlamentar do Terceiro Setor na Câmara de Goiânia e de ações junto ao Executivo municipal em apoio às instituições. Além dela, o presidente do Fórum Estadual do Terceiro Setor, Arízio Ribeiro dos Santos, destacou a necessidade de investir em trabalhos de parceria do Terceiro Setor. 

“É o tripé social, somos o caminho. Não tem retorno e precisa ser fomentado. Precisamos de ajuda do poder público para executar esse trabalho e de todas as instituições de Goiás”, ressaltou. 

Juscimar Ribeiro, presidente da Comissão do Terceiro Setor da OAB -GO ,e a presidente da Federação Estadual das Organizações não Governamentais (FOGO), Maria Joaquina de Jesus, frisaram a importância da profissionalização das entidades, buscando alcançarem as metas propostas. 

"Nenhum trabalho a gente faz só. Estamos aqui para somar forças, somar conhecimento", afirmou Maria Joaquina. 

Representando o prefeito Rogério Cruz, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran de Sousa Ribeiro, afirmou o interesse do Governo municipal em resolver as questões fundiárias dos imóveis utilizados pelas instituições. Assim como José Antônio da Silva Netto, secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, reforçou o apoio da prefeitura em melhorar as condições das organizações do terceiro setor na Capital, buscando a capacitação de seus operadores. 

Albernaz comandou o evento com o objetivo de unificar e dar voz aos representantes desse segmento da sociedade. “Essas entidades formam um amplo e diversificado conjunto de instituições como fundações, associações comunitárias, organizações não-governamentais, entidades filantrópicas e outras, que atuam em prol do bem comum e da cidadania. Eventos como o de hoje só reforçam a importância da atuação dessas organizações”, frisa o deputado e presidente da frente.

Gabinete Dep. Thiago Albernaz Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.