Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Dia do Terceiro Setor é comemorado pela primeira vez no estado

30 de Julho de 2021 às 08:24

Nesse sábado, dia 31 de julho, comemora-se pela primeira vez o Dia Estadual do Terceiro Setor, no estado de Goiás. O projeto, de autoria do deputado estadual Thiago Albernaz (Solidariedade), foi sancionado pelo Poder Executivo no fim do ano passado e passa a vigorar no Diário Oficial do Estado de 2021. O objetivo de institucionalizar o dia é trazer reconhecimento ao trabalho realizado pelas organizações da sociedade civil, atrair mais voluntários para a causa e expandir o número de iniciativas de atendimento à população.

O Terceiro Setor, reconhecido por Lei Federal em 2014, presta um papel fundamental na participação ativa da gestão de políticas públicas. Composto por organizações de iniciativa privada, sem fins lucrativos, que prestam serviços de caráter público e recíproco, o segmento reúne amplo e diversificado conjunto de instituições como fundações, associações comunitárias, organizações não-governamentais, entidades filantrópicas e outras, que atuam em prol do bem comum e da cidadania.

A, agora, Lei nº 20.892, de criação do Dia do Terceiro Setor, enquanto constava como processo, foi aprovada e votada de forma unânime pelos deputados da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Embora simbólica, a institucionalização da data é de extrema importância para o Terceiro Setor, como ressalta Thiago Albernaz, que é representante das instituições e também presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Terceiro Setor.

“As atividades das entidades estão diretamente ligadas ao desenvolvimento regional, por levar dignidade em locais e populações de difícil acesso, promovendo justiça social a quem precisa”, explica o deputado. 

Desde seu reconhecimento, há sete anos, o Terceiro Setor expandiu e cresceu em números de trabalhos realizados. Entendendo como a ajuda desse segmento pode significar melhoria para pessoas em situação de risco, Albernaz propôs reuniões e encontros entre representantes das entidades, para debater a parceria entre as organizações civis e órgãos públicos. 

Uma das atividades mais recentes desse tipo, foi o Seminário das Instituições do Terceiro Setor do Município de Goiânia, realizada no fim do mês passado - junho -, que juntou líderes para discutir melhorias via programas de auxílio à população.

“Essas entidades formam um amplo e diversificado conjunto de instituições como fundações, associações comunitárias, organizações não-governamentais, entidades filantrópicas e outras, que atuam em prol do bem comum e da cidadania. Eventos como o Seminário, só reforçam a importância da atuação dessas organizações”, afirma Albernaz.

Gabinete Dep. Thiago Albernaz Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.