Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Thiago Albernaz quer obrigar motoristas a prestarem socorro a animais atropelados

23 de Setembro de 2021 às 18:01

Sob o pretexto de resguardar a proteção animal em Goiás, o deputado estadual Thiago Albernaz (Solidariedade) apresentou um projeto de lei nesta semana, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que prevê a obrigatoriedade dos motoristas e passageiros prestarem socorro aos animais atropelados.

Atualmente não existe lei específica que trate sobre a prestação de ajuda aos animais vítimas de atropelamento, sejam silvestres ou domésticos, e que cobre providências ao autor do atropelamento. A Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), por exemplo, estabelece apenas pena e multa, em um de seus artigos, para todos aqueles que ferirem ou maltratarem animais (domésticos ou não). O projeto do deputado Thiago Albernaz, por sua vez, quer punir administrativamente aqueles que não prestarem socorro e/ou informarem as autoridades cabíveis para a notificação e devido encaminhamento de saúde aos animais. 

Segundo Albernaz, a matéria tem respaldo na Constituição Federal, uma vez que ela assegura o direito à proteção dos animais. Na justificativa da proposição, o deputado afirma, ainda, que o objetivo é aumentar as chances de sobrevivência em casos como esses, além de reduzir o número de atropelamentos de animais ao redor do estado e levar conscientização à população goiana sobre a temática.  

O projeto nº 7017/21 tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Gabinete Dep. Thiago Albernaz Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.