Notícias dos Gabinetes
Segunda audiência pública da Lei Orçamentária Anual de 2022 é realizada em São Miguel do Araguaia
Foi realizada na manhã de terça-feira, 9, na Câmara Municipal de São Miguel do Araguaia, a segunda audiência pública para discussão de pontos-chaves da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2022. O evento foi promovido pela Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e mediado pelo presidente do colegiado, deputado estadual Thiago Albernaz (Solidariedade). Também participou da reunião o relator da LOA, deputado Wagner Neto (Pros).
Albernaz abriu a audiência pública informando o falecimento do ex-deputado, ex-prefeito de Goiânia, ex-senador e ex-governador de Goiás, Iris Rezende Machado, que morreu, nesta madrugada, após passar três meses internado em tratamento contra um acidente vascular cerebral (AVC). O presidente da comissão ressaltou a importância do político como liderança política única para a história de Goiás e afirmou que todo o estado está em luto. Albernaz solicitou aos presentes, na audiência, um minuto de silêncio, em memória ao ex-governador, antes de prosseguir com o evento.
Participaram da mesa diretora da audiência, além do presidente do colegiado, Thiago Albernaz, e do relator do projeto, Wagner Neto, as seguintes autoridades: o deputado Antônio Gomide (PT), o presidente da Câmara Municipal, vereador João Batista Costa (Progressistas), assim como a prefeita de São Miguel do Araguaia, Azaide Donizetti Borges (Progressistas). Esta agradeceu a presença de todos na audiência e destacou a relevância da discussão do orçamento do Estado. Prefeitos e lideranças de diversos municípios do Vale do Araguaia também marcaram presença.
"É uma oportunidade ímpar para nosso município discutir a destinação das verbas públicas estaduais para incluir, na LOA, aquilo que São Miguel do Araguaia precisa", ressaltou a prefeita.
Dentre as discussões dos pontos mais fundamentais da Lei Orçamentária de 2022, para a região do Vale do Araguaia, foi destaque o pedido de investimento na infraestrutura da região, assim como a revitalização do trevo da cidade que liga o município ao aeroporto. Também foi ressaltado o pedido da aplicação de recursos para construção de pólos de industrialização e relacionados à educação da região.
"A Alego estará discutindo e levando essas reivindicações para que possamos fazer um orçamento justo, participativo e que beneficie a todos", salientou o presidente da comissão, Thiago Albernaz.
Entre essas solicitações, está o pedido para que o câmpus de São Miguel do Araguaia, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), tenha atenção especial no orçamento do Estado, permitindo a realização de reformas em sua estrutura. Sobre isso, Albernaz reforçou que a preocupação dos parlamentares é que todos os recursos cheguem ao destino, ou seja, aos municípios.
"Os recursos de saúde e educação, que têmmaior parte do orçamento do Estado, terão maior atenção dos deputados, é prioridade máxima. Além disso, também teremos nossas emendas individuais destinadas para essas áreas fundamentais", afirmou Albernaz.
A próxima audiência pública da LOA 2022 será realizada no município de Itapuranga, no dia 12 de novembro, próxima sexta-feira.