Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Dezembro verde: meio bilhão de animais morrem atropelados por ano, no Brasil

07 de Dezembro de 2021 às 17:41

O mês de dezembro é marcado pela realização da campanha Dezembro Verde, de conscientização sobre o abandono e os maus-tratos contra animais, sejam silvestres ou domésticos. Isso se deve ao aumento de casos, com a proximidade das festas de fim de ano. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, no Brasil, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados; desse total, 10 milhões são gatos, e 20 milhões, cachorros, que acabam de alguma forma ou outra se encontrando na rua e nas estradas, em estado de vulnerabilidade, com grandes chances de serem atropelados. Crescendo também outro dado alarmante: o de acidentes envolvendo animais. 

Estudos indicam que 475 milhões de bichos silvestres morrem, por ano, nas estradas, sendo 17 mortes por segundo, 1,3 milhão por dia, ou seja, praticamente uma Goiânia a cada 24 horas. 

De acordo com a legislação ambiental, o abandono de animais também é considerado maus-tratos. No entanto, não existe lei específica que trate sobre a prestação de ajuda aos animais, vítimas de atropelamento, sejam silvestres ou domésticos, e que cobre providências ao autor. A Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), por exemplo, estabelece, apenas pena e multa, em um de seus artigos, para todos aqueles que ferirem ou maltratarem animais (domésticos ou não). 

A fim de debater sobre o tópico e garantir mais segurança, o deputado estadual Thiago Albernaz (Solidariedade) apresentou um projeto de lei, no mês de setembro deste ano, que prevê a obrigatoriedade dos motoristas e passageiros prestarem socorro aos animais atropelados.

O projeto de Albernaz pretende punir, administrativamente, aqueles que não prestarem socorro e/ou informarem as autoridades cabíveis para a notificação e devido encaminhamento de saúde aos animais. 

“Nosso projeto atende, principalmente, casos relacionados aos animais domésticos, que são vítimas de atropelamento, muitas vezes em acidentes envolvendo abuso de velocidade e desrespeito à legislação de trânsito, e sequer chegam aos números e estatísticas relacionadas ao tema. A ideia é garantir que nossos cães, gatos e outros animais recebam os cuidados necessários e que, em casos de animais silvestres, o autor seja obrigado a avisar as autoridades ambientais para que elas façam os procedimentos necessários. Podemos salvar a vida de dezenas de animais domésticos e silvestres, desta forma”, explica o deputado. 

Segundo Albernaz, a matéria tem respaldo da Constituição Federal, uma vez que ela assegura o direito à proteção dos animais. Na justificativa da proposição, o deputado afirma, ainda, que o objetivo é aumentar as chances de sobrevivência em casos como esses, além de reduzir o número de atropelamentos de animais ao redor do estado e levar conscientização à população goiana, sobre a temática.

Gabinete Dep. Thiago Albernaz Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.