Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Thiago Albernaz debate ações de incentivo ao empreendedorismo no Café Político da FAJE

24 de Março de 2022 às 16:34
Thiago Albernaz debate ações de incentivo ao empreendedorismo no Café Político da FAJE

O deputado estadual Thiago Albernaz (Solidariedade) participou na manhã desta quinta-feira, 24, do Café Político, promovido pela  Federação das Associações de Jovens Empreendedores e Empresários do Estado de Goiás (FAJE), com lideranças e jovens empreendedores de Goiás. O evento foi realizado na nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Palácio Maguito Vilela. Foram destaques no debate a participação do jovem empreendedor, a desburocratização, carga tributária, incentivo ao empreendedorismo e ações voltadas para o Terceiro Setor. 

O evento era aberto aos associados da FAJE, mas parte do debate foi transmitida pelas redes sociais da Federação e do deputado. Todos os presentes puderam fazer perguntas e comentários ao longo da conversa, que foi mediada pelo presidente da FAJE, Roberto Viana Filho, e pelo advogado Manoel Machado Neto. 

Albernaz, que também é presidente da Comissão de Tributação, Orçamento e Finanças, abriu o encontro com um relato sobre a participação em edições anteriores do Café Político, à época atuando como vereador por Goiânia. De acordo com ele, debates desse modelo têm fundamental importância para o diálogo do novo, assim como a participação da luta empresarial e o movimento associativo. 

"Devemos reviver essa pauta. Tão importante quanto o diploma são as redes e as conexões que você cria com as pessoas. Um movimento, como esse da FAJE, é fundamental para alavancar carreiras, negócios e nossa economia", explicou o parlamentar. 

O presidente da FAJE, Roberto Viana Filho, agradeceu a presença de Albernaz no Café Político e ressaltou a importância de se fazer um debate entre os jovens da organização e lideranças políticas do estado, a fim de melhorar o ambiente empreendedor de Goiás. O presidente da Federação destacou a troca de experiências que alguém como Albernaz pode trazer, além de conhecer novos caminhos e possibilidades. 

“Acredito que a presença do Thiago pode contribuir muito na nossa jornada devido ao fato dele ser jovem, de vir de um local de debate, de criação de relações", disse Roberto Viana Filho, presidente da FAJE.

Continuando o debate, Manoel Machado Neto, integrante da FAJE e especialista em direito digital, explicou a importância da participação de um parlamentar jovem, como Albernaz, que está à frente de colegiado importante, como a Comissão de Finanças. 

"É mais do que agregar contato, mas também conhecimento, possibilidade de projetos. E nosso papel é justamente estimular o debate. E conseguimos isso através da participação de alguém como Thiago", avaliou. 

 

Continuidade dos avanços

A necessidade de mudanças e ajustes, bem como a continuidade de programas de governo para o desenvolvimento econômico foi pauta recorrente e realçada no encontro.

Sobre isso, Albernaz destacou o trabalho realizado na Comissão de Finanças, na luta pelo fim do DIFAL, e como membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Incentivos Fiscais, que culminou na proposta de um novo modelo de apoio aos empresários, o ProGoiás. O parlamentar acredita que é preciso continuar colocando em prática programas já existentes, para estimular e acelerar a criação de novas iniciativas. 

"Temos de conseguir fazer com que políticas públicas sejam contínuas, incentivando aqueles que querem empreender, tanto de fora quanto de dentro do estado", afirmou Albernaz. 

 

Carreira política

Ao fim do encontro, Albernaz contou como o amor pelo basquete o levou a uma disputa político-partidária, enquanto cursava a graduação de Economia. “Para jogar basquete, competir, precisava ter um Centro Acadêmico, registro junto aos diretórios de estudantes ativa, então eu fui atrás, e acabei descobrindo que havia uma disputa também lá dentro que impedia. Para jogar basquete, me coloquei na oposição e comecei minhas primeiras movimentações políticas”, relatou. 

Depois de 18 pleitos acadêmicos, resolveu parar de "pedir voto dentro da faculdade, para pedir voto nas ruas". “Meu avô, mesmo, só foi descobrir que eu estava na política na minha posse como presidente da Juventude do PSDB. Ele levou um susto quando ouviu meu nome. Até então, a participação dele era como inspiração e fonte de aprendizado”, contou ao relembrar o avô, Nion Albernaz. 

"Se não fosse o movimento associativo, não teria a mentalidade que tenho hoje, não seria o mesmo parlamentar", relatou Thiago Albernaz, que concluiu: "fazer política pra mim é aglutinar, é debater, conviver e posicionar, mesmo com as diferenças que possuímos."

Gabinete Dep. Thiago Albernaz Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.