Notícias dos Gabinetes
George Morais realiza sessão solene em homenagem aos institutos federais de Goiás, nesta sexta-feira
Por iniciativa do deputado Dr. George Morais (PDT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza, nesta sexta-feira, 1º, sessão solene em homenagem ao Instituto Federal de Goiás (IFG) e ao Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A sessão terá início às 9 horas, no Plenário Iris Rezende, no Palácio Maguito Vilela.
Na ocasião, George Morais entregará Certificados de Mérito Legislativo para aproximadamente 100 servidores e alunos dos dois institutos em reconhecimento aos serviços prestados ao Estado de Goiás. A sessão solene também contará com a participação da deputada federal Flávia Morais (PDT), da reitora do IFG, Oneida Cristina Barcelos Irigon, e do reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro.
De acordo com o deputado estadual George Morais, o IFG e o IF Goiano têm demonstrado compromisso com a educação ao oferecer cursos de excelência para os goianos. “É uma honra reconhecer o trabalho dessas instituições, que têm sido pilares da educação em nosso Estado. Mas também é preciso investir em infraestrutura, destinar recursos e criar oportunidades para que os institutos continuem seu trabalho de formação das próximas gerações”, pondera.
Sobre os institutos
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados a partir da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O IFG foi criado mediante a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO) e o IF Goiano surgiu da integração dos Centros Federais de Educação Tecnológica de Rio Verde e de Urutaí, e da Escola Agrotécnica Federal de Ceres.
Os dois institutos foram criados com a mesma estrutura, porém em áreas de atuação diferentes, respeitando as vocações econômicas e regionais do Estado. O IFG é predominantemente voltado à área industrial e o IF Goiano voltado ao segmento de formação agrossilvipastoril.
O IFG possui 14 campi, que estão sediados nas cidades de Anápolis, Formosa, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Uruaçu, Aparecida de Goiânia, cidade de Goiás, Águas Lindas, Senador Canedo e Valparaíso. Ele ainda possui outras três unidades: Reitoria, Polo Embrapii e um centro de referência em pesquisa e inovação.
Já o IF Goiano está estruturado em 12 campi nas cidades de Ceres, Cristalina, Iporá, Morrinhos, Urutaí, Campos Belos, Posse, Rio Verde, Trindade, Catalão, Hidrolândia, Ipameri. Ele ainda possui outras duas unidades: Reitoria e Polo de Inovação.