Alego sedia, nesta sexta-feira, 1º, evento sobre prevenção e tratamento do câncer em Goiás

31 de Agosto de 2023 às 16:43

Goiás se prepara para um evento de destaque que visa a discussão aprofundada sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer no Estado. O seminário, que será realizado nesta sexta-feira, 1º de setembro, às 9h, no Auditório 1, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), foi viabilizado após requerimento apresentado pela deputada federal Flávia Morais e pelo deputado estadual Dr. George Morais, ambos do PDT.

Segundo informações da publicação Estimativa 2023, Incidência de Câncer no Brasil, lançada em novembro de 2022, são esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. Em se tratando da região Centro-Oeste, que engloba Goiás, o câncer de próstata, de mama e o colorretal são os que mais incidem sobre a população.

Flávia Morais explica que o evento visa fomentar discussões para a melhoria das políticas públicas voltadas para o combate ao câncer. "Nosso mandato lidera esse evento porque a saúde nunca deixa de ser nossa prioridade. Fui autora da lei dos 60 dias, que assegura que, os pacientes com câncer, tenham o direito de iniciar o tratamento em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico da doença e acompanho as discussões sobre esse tema bem de perto", afirma a deputada.

O deputado estadual Dr. George Morais defende que é preciso intensificar as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer em Goiás. “Nós entendemos que, através do conhecimento, da busca ativa de casos e da prevenção, cumpriremos com a nossa missão de cuidar das pessoas e salvar vidas”, diz o deputado, ao mencionar os projetos de lei apresentados por ele, que instituem campanhas de conscientização e de prevenção aos mais diversos tipos de câncer.

O evento contará com a presença da diretora do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Verônica Savatin Wottrich; da representante da Coordenação-Geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (CGCAN-MS), Aline Leal; e da representante do movimento Todos Juntos Contra o Câncer e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Luana Ferreira Lima.

Também estarão presentes a gerente da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, Camila da Cruz Brum e Alencar, representando o governador em exercício, Daniel Vilela; a gerente de Atenção Especializada da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, Lucenda de Almeida Felipe; o presidente do Hospital de Câncer Araújo Jorge, Dr. Jales Benevides Santana Filho; e o secretário Municipal de Saúde de Uruaçu, representando Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO), Josimar Nogueira Alves.

Gabinete Dep. Dr. George Morais Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).