Notícias dos Gabinetes
Por iniciativa do deputado Dr. George Morais, segundo livro do projeto Escrevendo a História dos Municípios Goianos é lançado em Iporá
Nessa terça-feira, 5, ocorreu, na Universidade de Iporá, o lançamento e sessão de autógrafos do segundo livro do projeto Escrevendo a História dos Municípios Goianos. A obra reúne textos e ilustrações criadas por alunos da rede estadual de ensino, narrando as histórias dos municípios de Iporá, Caiapônia e Palestina de Goiás. Cada aluno escritor recebeu um exemplar do livro.
O evento contou com a presença da deputada federal Flávia Morais (PDT), do deputado estadual Dr. George Morais (PDT) — idealizador do projeto de resolução que criou a iniciativa —, da gerente de Arte e Educação da Secretaria de Estado da Educação, Luz Marina Alcântara, e da coordenadora Regional de Educação de Iporá, Regiane Cândido, além de alunos, professores, vereadores e familiares.
Durante a cerimônia, o deputado estadual Dr. George Morais deixou uma mensagem de motivação e reconhecimento aos estudantes. “Quero que vocês sigam o exemplo de dedicação e de trabalho, acreditando no seu potencial. Estou muito feliz e orgulhoso de, junto com vocês, fazer parte desta história. Não tenho dúvidas de que o sucesso começa pela educação. A educação é o caminho”.
A deputada federal Flávia Morais destacou o momento positivo da educação pública em Goiás. “O governador Ronaldo Caiado tem investido muito na educação. Nossas escolas estão tão bem cuidadas que Goiás hoje é o 1º lugar no Ideb. Somos a melhor educação do Brasil. Isso é motivo de orgulho para todos nós. Aproveitem esta oportunidade, estudem! É assim que vocês alcançarão todos os seus objetivos”, afirmou o líder da bancada goiana no Congresso Nacional.
Regiane Cândido, coordenadora Regional de Educação de Iporá, relembrou a jornada para a produção do livro e falou sobre o poder de acreditar e agir. “Hoje, o deputado George me lembrou de quando ele me apresentou esse projeto. Achei lindo e decidimos aceitar o desafio. Apresentamos a ideia aos nossos colaboradores, que apoiaram a proposta, e aqui estamos”.
Luz Marina Alcântara, gerente de Arte e Educação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), ressaltou a importância do projeto. “Contamos com o apoio da nossa secretária e o reconhecimento de que esse trabalho tem e continuará tendo grande valor para formar uma geração mais comprometida com a cultura, a história e o conhecimento”, declarou. “Este trabalho é valioso. Vocês estão começando uma trajetória. Invistam nela”.
O reitor da Universidade de Iporá, Raimundo Fonseca, expressou sua alegria ao ver o resultado do projeto. “Quando vemos meninos e meninas renunciando ao celular para escrever e desenhar, nós, educadores, ficamos muito felizes. Esta manhã recebi um presente ao ver as poesias e as histórias contadas por esses alunos”.
O evento contou com a leitura de alguns dos textos que fazem parte do livro e apresentações culturais realizadas pelos alunos. O deputado Dr. George Morais também agradeceu ao governador Ronaldo Caiado e à secretária de Educação, Fátima Gavioli, pelo apoio ao projeto.
História escrita pelos estudantes
O Escrevendo a História dos Municípios Goianos foi instituído pelo projeto de resolução nº 10, de 28 de fevereiro de 2023, da Assembleia Legislativa de Goiás, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela cultura e história locais, incentivando a pesquisa, o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades de escrita e expressão artística.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência de Arte e Educação e do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, o primeiro volume foi lançado em maio de 2024, apresentando as histórias de Trindade, Abadia de Goiás, Guapó, Campestre de Goiás, distrito de Posselândia e Santa Bárbara de Goiás.