Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Por iniciativa do deputado Dr. George Morais, segundo livro do projeto Escrevendo a História dos Municípios Goianos é lançado em Iporá

06 de Novembro de 2024 às 15:15
Por iniciativa do deputado Dr. George Morais, segundo livro do projeto Escrevendo a História dos Municípios Goianos é lançado em Iporá

Nessa terça-feira, 5, ocorreu, na Universidade de Iporá, o lançamento e sessão de autógrafos do segundo livro do projeto Escrevendo a História dos Municípios Goianos. A obra reúne textos e ilustrações criadas por alunos da rede estadual de ensino, narrando as histórias dos municípios de Iporá, Caiapônia e Palestina de Goiás. Cada aluno escritor recebeu um exemplar do livro.

O evento contou com a presença da deputada federal Flávia Morais (PDT), do deputado estadual Dr. George Morais (PDT) — idealizador do projeto de resolução que criou a iniciativa —, da gerente de Arte e Educação da Secretaria de Estado da Educação, Luz Marina Alcântara, e da coordenadora Regional de Educação de Iporá, Regiane Cândido, além de alunos, professores, vereadores e familiares.

Durante a cerimônia, o deputado estadual Dr. George Morais deixou uma mensagem de motivação e reconhecimento aos estudantes. “Quero que vocês sigam o exemplo de dedicação e de trabalho, acreditando no seu potencial. Estou muito feliz e orgulhoso de, junto com vocês, fazer parte desta história. Não tenho dúvidas de que o sucesso começa pela educação. A educação é o caminho”.

A deputada federal Flávia Morais destacou o momento positivo da educação pública em Goiás. “O governador Ronaldo Caiado tem investido muito na educação. Nossas escolas estão tão bem cuidadas que Goiás hoje é o 1º lugar no Ideb. Somos a melhor educação do Brasil. Isso é motivo de orgulho para todos nós. Aproveitem esta oportunidade, estudem! É assim que vocês alcançarão todos os seus objetivos”, afirmou o líder da bancada goiana no Congresso Nacional.

Regiane Cândido, coordenadora Regional de Educação de Iporá, relembrou a jornada para a produção do livro e falou sobre o poder de acreditar e agir. “Hoje, o deputado George me lembrou de quando ele me apresentou esse projeto. Achei lindo e decidimos aceitar o desafio. Apresentamos a ideia aos nossos colaboradores, que apoiaram a proposta, e aqui estamos”.

Luz Marina Alcântara, gerente de Arte e Educação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), ressaltou a importância do projeto. “Contamos com o apoio da nossa secretária e o reconhecimento de que esse trabalho tem e continuará tendo grande valor para formar uma geração mais comprometida com a cultura, a história e o conhecimento”, declarou. “Este trabalho é valioso. Vocês estão começando uma trajetória. Invistam nela”.

O reitor da Universidade de Iporá, Raimundo Fonseca, expressou sua alegria ao ver o resultado do projeto. “Quando vemos meninos e meninas renunciando ao celular para escrever e desenhar, nós, educadores, ficamos muito felizes. Esta manhã recebi um presente ao ver as poesias e as histórias contadas por esses alunos”.

O evento contou com a leitura de alguns dos textos que fazem parte do livro e apresentações culturais realizadas pelos alunos. O deputado Dr. George Morais também agradeceu ao governador Ronaldo Caiado e à secretária de Educação, Fátima Gavioli, pelo apoio ao projeto.

História escrita pelos estudantes

O Escrevendo a História dos Municípios Goianos foi instituído pelo projeto de resolução nº 10, de 28 de fevereiro de 2023, da Assembleia Legislativa de Goiás, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela cultura e história locais, incentivando a pesquisa, o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades de escrita e expressão artística.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência de Arte e Educação e do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, o primeiro volume foi lançado em maio de 2024, apresentando as histórias de Trindade, Abadia de Goiás, Guapó, Campestre de Goiás, distrito de Posselândia e Santa Bárbara de Goiás.

Gabinete Dep. Dr. George Morais Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.