Notícias dos Gabinetes
Deputado Antônio Gomide defende fim da “taxa do agro” para aliviar produtores goianos

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) voltou a defender os produtores goianos frente à taxação imposta pelos Estados Unidos ao Brasil, durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), realizada nesta quinta-feira, 7, na Assembleia Legislativa. Na ocasião, o parlamentar também defendeu o fim da chamada “taxa do agro” em Goiás.
Antônio Gomide avalia que produtos goianos, como carne e cana-de-açúcar continuam sendo alvo de taxações por parte do governo norte-americano. Nesse contexto, ele afirmou que a melhor medida que o Governo Estadual poderia adotar seria a extinção da “taxa do agro”, como forma de aliviar os custos para os produtores locais.
“O momento que estamos vivendo é de chantagem internacional, promovida por lideranças como o presidente Donald Trump, que afeta países como Índia, Canadá, Estados Unidos e Brasil. O governador já havia instituído a taxa do agro, e quem está sendo prejudicado, neste momento, com a taxação de 50% é o exportador de carne, cana-de-açúcar, café...”, declarou.
O parlamentar argumentou ainda que Goiás dispõe de recursos em caixa arrecadados diretamente dos produtores rurais por meio da “taxa do agro”. No entanto, segundo ele, esses valores não estariam sendo utilizados na construção de rodovias, o que colocaria o estado em uma posição mais confortável em comparação a outras unidades da federação.
“Nós, em Goiás, devemos acenar positivamente aos produtores para evitar a perda de empregos. À medida que a exportação diminui, a produção também cai e, com isso, aumenta o desemprego no estado”, apontou. “Neste cenário de crise mundial, onde está a margem de manobra? Justamente na ‘taxa do agro’. Assim, o governador poderia dar uma resposta concreta aos produtores, que já amargam perdas de até 50%”, concluiu.