Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Assembléia Legislativa pára e recebe as Congadas de Catalão

12 de Novembro de 2007 às 13:24
Por iniciativa do presidente Jardel Sebba, seis ternos das Congadas de Nossa Senhora do Rosário de Catalão fizeram apresentação apoteótica na Assembléia Legislativa

 

A Assembléia Legislativa de Goiás parou na tarde do último dia 6, terça-feira. Por iniciativa do presidente Jardel Sebba (PSDB), o Poder Legislativo recebeu – dentro do projeto ‘Terça Cultural – seis ternos das Congadas de Nossa Senhora do Rosário de Catalão. 210 dançadores devidamente ornamentados foram recepcionados por Jardel ao meio-dia, quando almoçaram e visitaram as instalações da Assembléia Legislativa.

 

“Há mais de 130 anos Catalão convive com essa maravilhosa tradição. Infelizmente, poucos foram aqueles que lutaram pela expansão dessa fé, dessa religiosidade, dessa maravilhosa manifestação cultural. Estamos trazendo os ternos de congo para se apresentarem na Assembléia exatamente com o propósito de continuar colaborando”, destacou Jardel Sebba, visivelmente emocionado, em entrevista à imprensa.

 

Logo no início dos trabalhos em plenário, às 15 horas, o líder do Governo Helder Valin (PSDB) solicitou a suspensão da sessão por 10 minutos para que os ternos de congo começassem suas apresentações. O encantamento dos parlamentares com a tradição catalana foi tamanho que, com cinco minutos de danças, era consenso o retorno dos trabalhos somente após as 18 horas. Os ternos de congo se apresentaram no saguão principal da Casa, desfilando graça e alegria às centenas de pessoas que se aglomeraram para assistir à maior demonstração da cultura de Catalão. Cerca de 30 deputados, secretários de Estado e vereadores de Goiânia prestigiaram o momento organizado pelo presidente Jardel Sebba.

 

O presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário Leonardo Costa Bueno agradeceu o carinho do parlamentar tucano. “Conseguimos, com a ajuda do deputado Jardel, mobilizar mais de 200 dançadores para se deslocarem até aqui e mostrarem um pouco da nossa cultura a todo o Estado de Goiás. A Assembléia Legislativa conta com representação de parlamentares de várias cidades, várias regiões. Trazendo as Congadas para a Casa, Jardel confirma sua excelente relação conosco e sua disposição em continuar propagando nossa tradição”, salientou Léo Bueno.

 

Convidado a pular junto aos integrantes do terno ‘Catupé Amarelo’, Jardel não titubeou: entregou o paletó à esposa Anna Abigail Sebba e suou a camisa batendo caixa. Apresentaram-se, ainda, os ternos ‘Mariate’, ‘Penacho’, ‘Catupé’, ‘Vilão II’ e ‘Congregação do Rosário’.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.