Notícias dos Gabinetes
Projeto de autoria do deputado Luis Cesar Bueno garante Revitalização e Acessibilidade
O deputado estadual Luis Cesar Bueno (PT) se reuniu na última quarta-feira, 27 de fevereiro, com uma Comissão de Membros da Agência Municipal de Trânsito e Mobilidade de Goiânia (AMT) e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) Pedro Bittar. O encontro aconteceu na sede da instituição empresarial e teve como tema o projeto de calçadas temáticas desenvolvido pelo deputado em conjunto com a AMT. A ideia é que cada quadra retrate desenhos e imagens para diferentes modalidades de comércio.
O Projeto Revitalização e Acessibilidade será desenvolvido no Centro da Capital, nas áreas compreendidas entre as Ruas 3 e 4 e Avenida Goiás, mas já possui plano para englobar a Avenida 85 e Bernardo Sayão, na chamada Passarela da Moda. O deputado também angariou junto ao Ministério do Turismo recursos para a construção de 12 praças inclusivas de alto padrão de qualidade para a Capital. Mesmo sendo deputado estadual, Luis Cesar Bueno traz diversos recursos federais para os municípios goianos.
O projeto desenvolvido pela AMT tem como pontos especiais as calçadas desenvolvidas como passarelas planas e de fácil acesso às lojas. Piso semipermeável, que busca minimizar o efeito do acúmulo de água na época de chuvas. Uma área vegetativa também será desenvolvida na extremidade do passeio. Além de piso direcional para auxiliar pessoas com deficiência visual e rebaixamento nos cruzamentos das vias.
“Por exemplo, o calçamento da Rua 4, por razão das livrarias, poderia ser um piso de letras”, afirma Luis Cesar. O projeto é orçado em R$ 5 milhões e 97% dos recursos viriam do governo federal. “Goiânia é uma das poucas capitais que ainda não recebeu linhas de crédito para a mobilidade”, diz. O projeto ainda engloba novas fachadas e restauração de pinturas aos lojistas da Avenida 85. “Estamos na fase de captar recursos em audiências em Brasília. É grande a possibilidade desta verba vir para Goiânia.”