Notícias dos Gabinetes
Aprovação de Lula bate novo recorde e chega a 80%, mostra pesquisa CNI/Ibope
Nesta terça feira,dia 30, o deputado Luis Cesar Bueno aprovou requerimento na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás,dirigido ao palácio do planalto, cumprimentando o presidente Lula pelo sucesso do governo e nas pesquisas de avaliação.
A aprovação do governo Lula bateu novo recorde e chegou a 69%, conforme dados da pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira (29). A aprovação pessoal de Lula também bateu recorde e chegou a 80%. A confiança no presidente ficou na casa dos 73%.
A avaliação positiva do governo é a segunda maior da história da pesquisa, ficando atrás apenas do governo de José Sarney, que obteve 72% de aprovação no auge do Plano Cruzado, em 1986.
O governo também obteve a nota mais alta, de zero a 10, da história da pesquisa. Com uma média de 7,4, superando a marca de março deste ano, quando obteve uma média de 7,1.Para mediar a aprovação, a CNI soma o percentual de quem considera o governo bom ou ótimo.
Em relação à ultima rodada da pesquisa, realizada em junho, a aprovação do governo subiu 11 pontos percentuais e a pessoal do presidente cresceu oito pontos.De junho para setembro também existiu um recuou na desaprovação do governo. Dos entrevistados, 8% avaliaram o governo como ruim ou péssimo, contra 12% em junho.
Na última rodada da pesquisa também consta que 23% da população considera o governo regular e 1% não souberam ou não quiseram responder.De acordo com o diretor de relações institucionais da CNI, Marco Antônio Guarita, três pontos foram fundamentais para a grande aprovação de Lula. "A economia crescente com redução de desemprego, a desacelaração da inflação e o pré-sal são os principais responsáveis pelo excelente desempenho", disse.
A pesquisa CNI /Ibope foi realizada entre 19 e 22 de setembro, entrevistou 2.002 pessoas com mais de 16 anos de idade em 144 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.