Notícias dos Gabinetes
Luis Cesar Bueno e Iris Rezende abrem 8ª edição da Fegobel
O deputado Luis Cesar Bueno (PT), representante e defensor da categoria da Beleza no Poder Legislativo, juntamente com o prefeito Iris Rezende (PMDB) e o vice-prefeito Paulo Garcia (PT), abriram neste domingo, 8, a 8ª edição da Feira Goiana da Beleza (Fegobel), no Centro de Cultura e Convenções. O evento é o maior dessa categoria no Estado de Goiás e contou com a presença de mais de cinco mil profissionais, entre especialistas em cabelo, estética e manicure.
Em discurso, Luis Cesar Bueno destacou os avanços da área em Goiás e no Brasil, e afirmou que hoje, os profissionais contam com diversos cursos superiores na área e com importantes eventos anuais, como a Fegobel e a Hair Brasil, que qualificam a profissão. Além disso, a categoria também conta com programas de geração de emprego e renda e de aposentadoria complementar.
Como autor do Projeto de Lei que instituiu o curso superior na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Bueno lembrou que a UEG forma a primeira turma de profissionais este mês e que a partir de agora muitos deixam de “cabeleleiros” e passam a exercer o cargo gestores da Beleza.
O deputado agradeceu a presença do prefeito no evento, uma vez que ele é responsável pela beleza da capital, e pediu que em parceria com a deputada Íris Araújo, eles consigam fazer com que o Congresso Nacional aprova o Plano Nacional de Regulamentação da Categoria da Beleza em todo Brasil. “È necessário haver uma regulamentação, para que os salões de beleza possam ter apenas profissionais capacitados”, frisou.
O prefeito Iris Rezende agradeceu o convite e parabenizou o deputado pela luta constante a favor da categoria e frisou o respeito que tem por este segmento. Afirmou ainda que mesmo tendo 50 anos de vida pública, ainda tem como dever e obrigação conhecer com profundidade todos as categorais que favorecem para o crescimento da cidade. “A beleza movimenta milhões, desde a fabricação dos produtos ao atendimento ao cliente. Em Goiânia, são milhares de homens e mulheres que se sustentam por meio de salões de beleza”, disse.
O presidente do Sindicato da Beleza no Estado, Marcelino Lucena, organizador de evento, pediu ao prefeito que apenas os salões de beleza com quatro ou mais cadeiras possam ser cadastrados na prefeitura e que a prefeitura também agilize o processo de regulamentação da profissão. Iris respondeu afirmando que pode contar com ele e que vai destinar todos os recursos necessários para melhorar a qualificação e o reconhecimento do segmento. “Enquanto estou no poder, me use para podermos buscar recursos e melhorar a categoria”, conclui.
O evento conclui às 19 horas desta segunda-feira