Notícias dos Gabinetes
Encontro do Movimento PT reúne militantes de todo Estado e comprova crescimento do PT
O auditório Solon Amaral, na Assembléia Legislativa ficou lotado de militantes e simpatizantes do Movimento PT, uma corrente interna do Partido dos Trabalhadores no Brasil, durante o IV Encontro Movimento PT, realizado no último sábado,11. O vento contou com a presença do secretário de Assuntos Institucionais do Diretório do PT, Romênio Pereira, do presidente do diretório regional do PT, Valdir Camárcio e o deputado Luis Cesar Bueno (PT), idealizador do encontro, além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nas eleições de 2008.
Convidado especial, Romênio parabenizou o deputado pelo evento, “uma vez que é difícil reunir candidatos eleitos e não eleitos dias após as eleições”. Ele ressaltou que a imprensa tem falado que o desempenho do PT nas eleições foi ruim, mas retrucou afirmando que a sigla não amargou baixos índices nas eleições de 2008, pelo contrário, conseguiu vencer grandes partidos. “Não existe vencedor se não tiver derrotado e muitos tentam separar o presidente Lula do PT, mas o partido é o retrato do governo Lula”, afirmou.
Embora o PT tenha conseguido apenas duas vagas na Câmara Municipal de Goiânia, os militantes petistas demonstraram otimismo com diretrizes do partido para 2010. O encontro que visava debater e encaminhar as ações políticas relacionadas às eleições de 2008, o governo Lula e organização partidária, também foi uma prévia das próximas ações que o PT realizará em 2009.
Romênio acrescentou ainda que o esforço do partido está concentrado no segundo turno, com 13 petista na disputa, destacando Anápolis, com Antônio Gomide (PT). Em Goiás, o secretário avaliou como positivo o resultado das eleições. “O Estado conseguiu eleger 12 prefeitos, 19 vice-prefeitos e mais de 100 vereadores “, finalizou.
Valdir Camàrcio tambem elogiou Luis Cesar Bueno pela grandeza do evento e destacou que o PT cresceu mais de 30% nessas eleições e consegiu eleger 547 prefeitos, com grandes chances de aumentar esse número com o resultado das eleições de segundo turno.
Na visão de luis Cesar Bueno, o resultado das eleições foi bom, mas criticou “que se estivesse montado uma melhor estrutura de campanha com certeza o resultado seria bem diferente”. Devido à isso, Bueno disse que montará uma nova agenda de trabalho e vai criar uma relação onde o partido possa participar mais dos processos do governo Lula. “Não podemos perder mais eleições com obras do presidente que administrações municipais adquirem como se fossem suas”, questionou o parlamentar.
Para facilitar o entendimento dos presentes, Bueno debateu sobre como usar e capitalizar as ações do governo Lula e a mestra em Planejamento estratégico em Gestão Pública, Maristela Batista, falou sobre a capitação de recursos federais e o que fazer após as eleições.
O prefeito reeleito em Muntividiu, Edson Coutinho, o candidato eleito em Baliza, Divino Maia e Ney Novaes, eleito a prefeito em Professor Jamil, além de quatro vice-prefeitos, 42 vereadores e presidentes de diretórios municipais do PT estiveram presente e discutiram sobre o processo de campanha.