Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Audiência Pública debate presença dos psicólogos nas escolas públicas estaduais

11 de Junho de 2008 às 16:36
O deputado Luis Cesar Bueno, em parceria com o Conselho Estadual de Psicologia GO/TO (CRP-09) promove nesta quinta-feira (12), a partir das 9h, uma audiência pública para debater o projeto de lei que estabelece o acompanhamento psicológico nas escolas estaduais para o corpo docente e discente. A proposta está em tramitação na Assembléia Legislativa e com a audiência, Conselho e deputado buscam sensibilizar os demais parlamentares, Secretaria Estadual de Educação e Governo de Goiás para sua aprovação.

 

O deputado Luis Cesar Bueno, em parceria com o Conselho Estadual de Psicologia GO/TO (CRP-09) promove nesta quinta-feira (12), a partir das 9h, uma audiência pública para debater o projeto de lei que estabelece o acompanhamento psicológico nas escolas estaduais para o corpo docente e discente. A proposta está em tramitação na Assembléia Legislativa e com a audiência, Conselho e deputado buscam sensibilizar os demais parlamentares, Secretaria Estadual de Educação e Governo de Goiás para sua aprovação.  

“Com a aprovação do projeto de lei, acreditamos que poderão ser equacionadas e atendidas as carências da rede pública de educação, face aos inúmeros problemas de natureza socioeconômico, psicológico familiar, dependência química, que interferem no pleno desenvolvimento pessoal e social de toda a comunidade escolar”, lembra Luis Cesar Bueno.  

Segundo o parlamentar é grande o número de alunos com dificuldades diversas que acabam por levá-los à indisciplina, à repetência e à evasão escolar. Luis Cesar aponta como conseqüência a grande marginalização da juventude, envolvimento com drogas, entre outros. “É imperiosa a necessidade de criação de um serviço especializado que possa, na própria escola, detectar aqueles problemas e proceder ao seu adequado encaminhamento e tratamento”.

Especialista em Psicologia Escolar, mestre em Psicologia e doutoranda em Psicologia Escolar, a psicóloga Betânia Maria Betania Gondim da Costa será a responsável por explanar o tema. Ela afirma que o projeto vai atender a diversidade de toda a comunidade escolar – alunos, pais, professores e  servidores técnico-administrativos --, o respeito aos direitos humanos e propiciar um ensino de qualidade. “Queremos que toda a sociedade conheça, apóie o projeto e tenha o psicólogo escolar como instrumento para a melhoria do ensino”, aponta. 

Betânia lembra ainda que a proposta do deputado Luis Cesar Bueno avança, pois não é qualquer profissional que estará presente na escola. “Existe uma diferença entre a psicologia clínica e a escolar. O projeto acaba com a idéia da patologização do ensino. O psicólogo que estará na escola deverá ter especialização  na área escolar, experiência comprovada e registro no Conselho”, concluiu.  

Os profissionais deverão realizar pesquisas educacionais; assessorar a equipe técnico- pedagógica e o corpo docente; ajudar a promover o relacionamento e a comunicação entre alunos e profissionais da escola, visando a compreensão, diagnóstico e intervenção em relação aos problemas de aprendizagem e/ou comportamento. Deverão ainda, juntamente com a equipe, realizar programas de orientação vocacional e profissional, elaborar e executar programas de orientação psicológica para prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho do aluno. 

A Audiência Pública contará com a presença de representantes do Conselho Regional de Psicologia 09 - GO /TO, Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Conselhos Municipal e Estadual de Educação, Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintego), Ministério Público (MP/GO), Ministério Público do Trabalho (MPT/GO) e representante das instituições de ensino superior.  

Audiência Pública Serviço :  

A Inserção do Psicólogo nas Escolas da Rede Estadual de Ensino

Data: 12/06/2008

Local: Auditório Sólon Amaral – Assembléia Legislativa de Goiás 

 8h – Inscrições no local

9h – Apresentação Cultural – Apresentação de canto

9h20 - Abertura - Heloiza Helena Massanaro (Presid. CRP 09- GO/TO) 

9h20 -  Composição da Mesa:  Conselho Regional de Psicologia 09 - GO /TO, Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Conselhos Municipal e Estadual de Educação, Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintego), Ministério Público (MP/GO), Ministério Público do Trabalho (MPT/GO) e representante das instituições de ensino superior 

Coordenação: deputado Luis Cesar Bueno - PT/GO (autor do PL que dispõe sobre o acompanhamento psicológico nas escolas públicas estaduais).

9h40 – Apresentação Temática:  Realidade Escolar e a Importância da Inserção do Psicólogo Expositora: Maria Betania Gondim da Costa (Psicóloga, Especialista em Psicologia Escolar, Mestre em Psicologia, Doutoranda em Psicologia Escolar, professora supervisora da UCG, coordenadora do Grupo de Trabalho em Psicologia Escolar (CRP –09) e conselheira da entidade) 

11h - Debate e encaminhamentos   

Janaina Gomes

Assessoria de Comunicação

Deputado Luis Cesar Bueno (PT/GO)

55 62  3221 3007  / 8111-8541

janainagomes@gmail.com

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.