Notícias dos Gabinetes
Luis Cesar Bueno coordena encontro de deputados estaduais do PT
O deputado Luis Cesar Bueno coordenou o encontro de deputados estaduais realizado no último final de semana, em Brasília, durante as festividades dos 32 anos do Partido dos Trabalhadores. Cento e quatro parlamentares petistas participaram e mais de 30 fizeram propostas que visam ao fortalecimento do Legislativo estadual. A mesa foi composta pelos deputados estaduais Geraldo Magela (DF), Flora Isabel (PI), Rui Falcão (SP) - presidente do Diretório Nacional -, Chico Vigilante (DF), e o deputado federal Roberto Policarpo (DF).
Os deputados defenderam a importância de manter a unidade do Legislativo estadual e a realização de fórum de debates. “Neste momento, podemos fazer discussão dos mais variados projetos dos nossos Estados e socializar com os demais do País. Assim, podemos trabalhar uniformemente com os princípios do Partido”, afirmou a deputada Flora.
Durante a fala do presidente da sigla nacional, ele apontou a diferenciação entre o projeto político do PT e do PSDB, dizendo que o PT não é um governo privatizador e não queima o patrimônio público como fez o Governo FHC. Sobre as Eleições 2012, sublinhou: “é importante manter o que temos, reconquistar o que perdemos, e ampliar a nossa participação em direção às cidades estratégicas, assim como aumentar nossas bancadas de deputados estaduais”, disse. Em seu discurso, defendeu o fortalecimento do lema "Crescer, Preservar e Incluir", incentivando o pagamento de dívidas sociais ainda existentes, para se poder investir em infraestrutura e reduzir as diferenças sociais.
Luis Cesar Bueno levantou um breve histórico do primeiro Encontro dos Deputados em Guarulhos, SP, onde se reuniram cerca de 20 deputados estaduais. Ele também destacou a importância dos debates, dentro do PT, acerca das emendas e propostas feitas nos Legislativos e, para isso, sugeriu encontros nacionais.
O petista também falou da necessidade de estabelecer um pacto de comunicação entre as bancadas e de facilitar o acesso às ações e agendas de colegas, o que muitas vezes só sabemos por meio da imprensa. Para o coordenador do debate, a Unale tem cumprido seu papel, porém longe da ação articulada do PT. “Inscrevemos, aqui, 105 deputados. Se o mesmo número chegar ao Encontro da Unale, teremos conseguido uma boa articulação” afirmou.
Reuniões
Luis Cesar Bueno sugeriu reuniões de líderes das bancadas (fórum) a cada 60 dias, para encaminhamento das ações deliberadas em cada uma. Sobre as Eleições 2012, ele disse ser fundamental a participação nas deliberações do Diretório Nacional acerca do processo de campanha nos Estados, bem como a articulação das ações das bancadas.