Notícias dos Gabinetes
Projeto prevê tratamento aos usuários e viciados em drogas
O projeto de lei de autoria do deputado Luis Cesar Bueno (PT) que dispõe sobre o tratamento de usuários e viciados em drogas foi aprovado em primeira votação durante sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 2.
De acordo com o projeto é dever do Estado criar, manter e proporcionar tratamento digno, adequado e eficiente para os usuários e viciados em drogas, bem como a assistência aos seus familiares.
São reconhecidos pelo projeto todo viciado em drogas, em especial a criança, o adolescente e idosos. O projeto também autoriza o poder público a manter sob sua tutela e internar para tratamento médico, os viciados em situação de risco, por uso de drogas.
Segundo dados do Ministério Público (MP), em Goiás existem cerca de 50 mil usuários de drogas. O número é 314 vezes maior que o registrado em 2004, quando apenas 1% da população (cerca de 12 mil pessoas) usavam o entorpecente. Para o deputado o crescimento exagerado do consumo se dá pelo baixo custo e pela mobilidade do tráfico.