Notícias dos Gabinetes
Luis Cesar Bueno é condecorado com a Comenda Joaquim Câmara Filho
O deputado estadual Luis Cesar Bueno, presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Goiânia, foi homenageado na noite de quarta-feira, 24, pela Câmara Municipal de Goiânia com a Comenda Joaquim Câmara Filho. A honraria faz parte das comemorações dos 80 anos de Goiânia proposta pelo vereador Carlos Soares (PT) para homenagear os cidadãos que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da Capital em diversas áreas.
Luis Cesar Bueno foi vereador por dois mandatos entre os anos de 1997 a 2003. Nesse período foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, da Comissão que elaborou o código tributário da Prefeitura de Goiânia e de várias Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPI). Foi considerado o vereador que mais apresentou projetos e propostas com consistência e qualidade, como o conselho municipal do idoso, o código municipal de limpeza urbana, as políticas públicas para a população de rua e a lei do mototaxi e moto frete.
“Ao homenagear ex-vereadores, a Casa demonstra que estamos homenageando pessoas vivas que contribuíram muito e ainda estão contribuindo para que Goiânia, que faz 80 anos neste ano, chegasse com essa qualidade de vida e cidade maravilhosa que temos hoje”, justificou Carlos Soares. Luis Cesar Bueno agradeceu a homenagem e destacou a satisfação de ser condecorado na condição de ex-vereador, cargo que deu inicio à sua carreira política.
Além do deputado, outros 35 ex-vereadores receberam a Comenda. Entre os nomes, cinco deles além de vereadores foram também prefeitos de Goiânia. É o caso, de Iris Rezende Machado, Pedro Wilson Guimarães, Darci Accorsi, Nion Albernaz e Daniel Antônio Oliveira.
Joaquim Câmara Filho
A escolha de Joaquim Câmara Filho para dar nome a Comenda deve-se a sua importância como grande empreendedor e personalidade política que sempre acreditou no potencial de Goiânia, desde a década de 1930, na fundação da nova capital de Goiás.
Joaquim Câmara foi um revolucionário, ativista político, jornalista, ajudou a criar entidades de classe e exerceu importantes cargos e funções na política goiana. Chegou a Goiás na época comandando a Força Revolucionária Mineira que invadiu o estado na revolução de 1930. Nascido em 1889, no município de Baixa Verde (RN), se mudou para Recife (PE) e depois para Passa Quatro (MG) Minas Gerais, onde concluiu o curso de Agronomia.
Ativista político foi nomeado e exerceu os cargos de prefeito de Paracatu (MG), Anápolis e Pires do Rio. Foi diretor do departamento de divulgação e expansão econômica de Goiás em 1935, atuando na extensa divulgação de Goiânia, na época com apenas dois anos. Também foi secretário de Agronomia por duas vezes, presidente da associação comercial de Goiás e fundador da associação rural do Estado.
Como jornalista, atuou como grande divulgador de Goiânia e fundou com seus irmãos, Jaime Câmara e Vicente Rebouças, em 1938, o Jornal O Popular.