Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Luis Cesar Bueno discute transporte coletivo com prefeito e vereadores

18 de Março de 2014 às 10:36

A convite do prefeito Paulo Garcia, o deputado Luis Cesar Bueno participou nesta segunda-feira, 17, de uma reunião com deputados estaduais e vereadores, no Paço Municipal. O objetivo foi o de acompanhar a apresentação de um estudo sobre a situação do transporte coletivo na Região Metropolina de Goiânia, e discutir o projeto de lei do atual governador do Estado, enviado à Assembleia, onde ele se retira da presidência da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC).  

De acordo com o deputado, a decisão tomada pelo Governador deixa o Estado omisso às responsabilidades do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana. Segundo a Constituição, a prefeitura só é responsável pelo transporte coletivo da Capital e quanto às demais cidades vizinhas é preciso ser coordenada pelo Governador.

“Ao tomar esta medida o Governador lava suas mãos e retira todas as suas responsabilidades com o transporte coletivo, porém, ao mesmo tempo faz questão administrar a “galinha de ovos de ouro”, que o Eixo Anhanguera, um meio que é viável e rentável.  O Governador deveria entregar também a concessão do Eixo para Goiânia, já que é a proprietária da concessão”, finaliza.  

Paulo Garcia disse que acompanha de perto as movimentações e as alterações que têm sido sugeridas no momento. “Defendo a socialização do debate sobre a questão do transporte coletivo, ou seja, estamos ouvindo a sociedade em geral e também apresentando as medidas que estão sendo tomadas para a melhoria efetiva do sistema”, disse Paulo Garcia, justificando o motivo da reunião.

A presidenta da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) Patrícia Veras, relatou que hoje em todo o país o maior desafio para os gestores é o transporte público com qualidade. “Ao longo das últimas décadas, os carros têm sido foco principal da dinâmica social dos brasileiros, porém com o crescimento populacional e o avanço sistemático da frota individual, a efetivação de políticas públicas para a mobilidade urbana se torna necessária”, disse Veras.

Com relação ao Projeto de Lei que altera o organograma da CDTC, que está sendo apreciado pelos deputados estaduais, a presidenta da CMTC disse que as mudanças precisariam ser discutidas com todas as partes envolvidas. “Esse é um assunto muito sério, que envolve milhares de usuários por dia e precisa ser debatido com profundidade”.

Participaram do encontro com Paulo Garcia os deputados estaduais Bruno Peixoto, Francisco Gedda e Isaura Lemos, além dos vereadores de Goiânia, Antônio Uchôa, Carlos Soares, Célia Valadão, Domingos Sávio, Felizberto Tavares, Paulo Borges, Paulinho Graus, Paulo Magalhães, Tayrone di Martino e Rogério Cruz.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.