Notícias dos Gabinetes
Festival discute lei do Software Livre de autoria do deputado Luis Cesar Bueno
Aconteceu em Goiânia, no último sábado, 25, a 11ª edição do Festival Lantino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISoL). Evento de maior divulgação de Software Livre da América Latina teve, dentre sua programação, o debate sobre a Lei nº 15.425/2005, de autoria do deputado estadual Luis Cesar Bueno (PT), que dispõe sobre a utilização de software livre de restrições para a Administração Pública do Estado de Goiás.
Através de uma ação firme do seu mandato, o Software Livre virou lei, propiciando a empresas locais, e profissionais autônomos a participação na aquisição de programas e sistemas na Tecnologia da Informática na Administração Pública. “Agora, as empresas multinacionais, detentoras do monopólio tentam na justiça questionar a validade da lei. Estamos seguros quanto a sua constitucionalidade”, acrescentou.
O FLISol acontece desde 2005 e seu objetivo é promover o uso de Software Livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.
Com esta finalidade, diversas comunidades locais de software livre (em cada país, em cada cidade/localidade), organizaram simultaneamente eventos em que se instala gratuitamente e totalmente legal, software livre nos computadores levados pelos participantes.
Também, paralelamente, foram oferecidas apresentações, palestras e oficinas, sobre temas locais, nacionais e latino americanos sobre Software Livre, com toda sua variedade de expressões: artística, acadêmica, empresarial e social.