Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Luis Cesar Bueno prevê medidas de fiscalização de barragens

15 de Março de 2016 às 17:00

Em seu projeto de lei, o deputado Luis Cesar Bueno (PT) determina a fiscalização das barragens no Estado de Goiás, que deverão ser exercidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA).

De acordo com o documento, será da responsabilidade da SECIMA a regularidade do Relatório de Inspeção e a Confecção do Extrato de Segurança Regular da Barragem. Além disso, a população pode ter papel ativo junto a Secretaria, direta ou indiretamente, nas ações preventivas e emergenciais apontando alterações visíveis causadas pelas barragens no meio ambiente, reclamando ao poder público as irregularidades verificadas e realizando formas de conscientização da população local.

Apesar de ser utilizada desde o início das civilizações e altamente aplicável em atividades da agricultura, indústria, geração de energia elétrica, entre outras, as barragens exibem pontos negativos em relação aos impactos socioambientais. O recente desastre da cidade de Mariana, em Minas Gerais, causado pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, é um exemplo disso. O descumprimento das normas previstas pelo processo legislativo acarretará em multa por parte do empreendedor.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.