Notícias dos Gabinetes
Luis Cesar Bueno prevê medidas de fiscalização de barragens
Em seu projeto de lei, o deputado Luis Cesar Bueno (PT) determina a fiscalização das barragens no Estado de Goiás, que deverão ser exercidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA).
De acordo com o documento, será da responsabilidade da SECIMA a regularidade do Relatório de Inspeção e a Confecção do Extrato de Segurança Regular da Barragem. Além disso, a população pode ter papel ativo junto a Secretaria, direta ou indiretamente, nas ações preventivas e emergenciais apontando alterações visíveis causadas pelas barragens no meio ambiente, reclamando ao poder público as irregularidades verificadas e realizando formas de conscientização da população local.
Apesar de ser utilizada desde o início das civilizações e altamente aplicável em atividades da agricultura, indústria, geração de energia elétrica, entre outras, as barragens exibem pontos negativos em relação aos impactos socioambientais. O recente desastre da cidade de Mariana, em Minas Gerais, causado pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, é um exemplo disso. O descumprimento das normas previstas pelo processo legislativo acarretará em multa por parte do empreendedor.