Notícias dos Gabinetes
Audiência pública debate autonomia das instituições federais de ensino
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás sedia nesta sexta-feira, 15, a audiência pública “Em defesa da autonomia e dos direitos fundamentais da comunidade universitária”. O evento é organizado pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás - Adufg Sindicato e o SINT-IFESgo e será realizado às 9 horas, no auditório Solon Amaral.
O debate visa discutir sobre a Recomendação 75/2016, do Ministério Público Federal de Goiás (MPF/GO), à UFG, Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e ao Instituto Federal Goiano (IF Goiano), determinando a não realização e/ou permissão em suas dependências físicas, qualquer ato de natureza político-partidária, favorável ou contrário ao processo de impeachment da Presidência da República. O evento tem presença garantida de diversas autoridades, dentre elas os deputados estaduais Luis Cesar Bueno, Isaura Lemos e Adriana Accorsi.
Na ocasião estarão entre os convidados os reitores das três instituições Federais de Ensino (IFEs) Orlando Amaral (UFG), Jerônimo Rodrigues da Silva (IFG) e Vicente Ferreira de Almeida (IF Goiano), bem como os reitores, pró-reitores e diretores/coordenadores de curso de todas as IFEs. Serão convidados também os Procuradores da República Ailton Benedito de Souza e Cláudio Drewes José de Siqueira, que assinaram a recomendação.
Para o deputado Luis Cesar Bueno a tentativa do MPF de impedir que a UFG e a comunidade acadêmica universitária promovam debates e atividades com o tema do processo do impeachment e da crise política no Brasil fere a autonomia universitária, conquistada com muitas lutas, além de agredir a democracia e a produção do conhecimento acadêmico.